Confirmação veio da própria Stellantis por meio de um comunicado oficial
Foi em agosto de 2023 que a Stellantis apresentou a estratégia intitulada Bio-Hybrid, focada em eletrificação e redução de emissões para modernizar seus principais produtos à venda no mercado brasileiro e ajudar a descarbonizar seu portfólio.
A primeira e mais simples delas, chamada apenas de "Bio-Hybrid", estreou em novembro do ano passado nos Fiat Pulse e Fastback, mas ela se estenderá aos Peugeot 208 e 2008 muito em breve.
A confirmação veio da própria Stellantis por meio de um comunicado oficial, ratificando a dupla de modelos franceses como os próximos eletrificados do grupo para o mercado brasileiro.
O material informativo declara também que a arquitetura utilizada será a mesma usada nos modelos da Fiat, ou seja, a Bio-Hybrid "de entrada", que combina o conhecido motor T200 a um conjunto elétrico bastante elementar.
O bloco em questão é o 1.0 turbo de três cilindros que gera até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, podendo ser abastecido com etanol ou gasolina, aliado a uma transmissão automática do tipo CVT com simulação de 7 marchas.
A Bio-Hybrid básica atrela o motor térmico a um gerador de partida por correia, famoso pela sigla BSG, que substitui o alternador convencional e o motor de arranque por um único componente.
O BSG nada mais é que um motor elétrico de baixa capacidade e porte diminuto, gerando até quatro cavalos de potência e fornecendo um breve auxílio em situações de maior demanda de força.
Em contrapartida, nas frenagens e nas situações de menor demanda, o motor a combustão ajuda o BSG a repor a energia da bateria dedicada. Nessa tecnologia, o motor elétrico jamais traciona o carro sozinho. Fotos: Divulgação