Relevo e altitude elevada contribuem para noites geladas e manhãs de neblina
Em meio a muitas atrações no nordeste, existe um refúgio que desafia os esteriótipos da região, possuindo um clima característico.
Piatã, na Bahia, ostenta o título de cidade mais alta e fria do Nordeste; com 1.280 metros de altitude, o município costuma registrar temperaturas próximas de 1°C nos meses de inverno.
Frio na região se deve ao fator geográfico; altitude elevada e o relevo montanhoso da Chapada Diamantina contribuem para noites geladas e manhãs cobertas de neblina entre os meses de junho e julho.
Vegetação típica da serra, junto do ar seco da região, contribuem para que a sensação térmica seja ainda mais baixa; além disso, a cidade possui outros destaques, como o título de 'Cidade do Café'.
Além do frio característico na região, a cidade de Piatã é destaque pela produção de cafés especiais premiados mundialmente.
Fazendas oferecem passeios guiados pelos cafezais, possibilitando que os visitantes possam visualizar cada etapa do cultivo e beneficiamento, seguidos de degustação dos grãos com aromas de chocolate, canela e frutas.
Cidade possui muitas atrações, especialmente as que aproximam do contato com a natureza.
Entre as principais estão as cachoeiras, como as do Patrício, Cochó, Rio de Contas, Malhada da Areia, Encontro das Águas, Gerais do Rio de Contas e a Bica do Machado.
Cidade tem uma população pequena e com ritmo tranquilo; segundo o Censo de 2022, a população total era de 20.086 habitantes, mas uma estimativa em 2024 subiu este número para 20.859.
Piatã abriga sítios de pinturas rupestres na Serra do Gentil, que deixam vestígios que remetem ao Paleolítico, revelando inscrições feitas há 10-12 mil anos. Fotos: Pexels (ilustrativas)