Estudo com atletas de elite revela que dois kiwis à noite podem melhorar o desempenho
Comer dois kiwis uma hora antes de dormir traz melhorias significativas durante a noite, além de reduzir o estresse, segundo novo estudo.
Pesquisadores da Northumbria University avaliaram os efeitos do kiwi no sono e na recuperação de atletas de elite, e os resultados surpreenderam pela eficácia e simplicidade.
Pesquisa, intitulada 'O impacto do consumo de kiwi no sono e na recuperação de atletas de elite', revelou que a fruta pode ser uma alternativa natural para melhorar a qualidade do sono e o desempenho físico.
Pesquisadores descobriram que consumir dois kiwis antes de dormir reduziu o tempo que os atletas levavam para adormecer; também foram registradas menos interrupções noturnas e maior eficiência do tempo dormido.
Além disso, o estudo registrou um aumento no tempo total de sono, que passou de 7,6 para 8,6 horas; essa mudança é significativa, considerando que a maioria dos atletas não atinge a quantidade ideal de descanso.
Melhora foi atribuída à presença de melatonina e serotonina no kiwi, substâncias conhecidas por regular o ritmo biológico e a sensação de bem-estar.
Estudo também observou queda nos níveis de estresse físico e emocional, além de redução na sensação de fadiga e nas chamadas pausas perturbadas, que dificultam a recuperação completa após treinos intensos.
Vale destacar que as melhorias foram notadas sem uso de medicamentos ou alterações na rotina de treinos.
Estudo foi conduzido por uma equipe internacional liderada pela Northumbria University, no Reino Unido, com apoio de outras instituições voltadas ao desempenho esportivo. Fotos: Pexels