Você sabe o que significa costume de acariciar seu gato?

Estudos apontam que interagir com animais promove efeitos na saúde emocional

Carinho e o contato frequente com os gatos costuma ser um gesto simples de amor na relação entre humano e felino.

No entanto, a busca frequente pelo contato físico por parte dos tutores podem indicar alguns detalhes da personalidade do indivíduo.

Alguns estudos no campo da psicologia apontam que interagir com os animais promove efeitos significativos na saúde emocional.

Hábito de acariciar gatos, especialmente, é importante, seja diária ou ocasionalmente, com animais conhecidos ou não.

Segundos pesquisas, este ato de acariciar os felinos tendem a demonstrar níveis elevados de empatia, maior sensibilidade e mais respeito ao espaço do próximo.

Acariciar os felinos, mesmo sem perceber, ajuda no equilíbrio emocional; estudos na área da neurociência afirmam que o contato tátil, quando agradável, ativa regiões do cérebro responsáveis pelas sensações de relaxamento e segurança.

Alguns dos benefícios mais citados são as liberações de endorfina e oxitocina, hormônios ligados ao prazer, à tranquilidade e ao fortalecimento nos laços afetivos.

Além disso, o ato de acariciar os gatos contribui também para a redução dos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, reequilibrando o emocional e trazendo paz.

Outros estudos indicam que a convivência regular com gatos pode promover benefícios substanciais para a saúde mental e física.

Diminuição da pressão arterial, a melhora do humor e a diminuição do sentimento de solidão são alguns exemplos dos efeitos positivos atrelados ao contato com esses animais. Fotos: Pexels

Veja a matéria completa