Volkswagen anuncia novo Golf GTI e Jetta GLI

Modelo chega atualizado para o mercado brasileiro

A estreia de ambos foi durante a septuagésima edição da "Festa do Peão de Boiadeiro" de Barretos, realizada de 21 a 31 de agosto, com a fabricante alemã confirmando boa parte dos detalhes sobre a dupla na ocasião.

Porém, apesar da revelação e dos testes, a montadora não deu qualquer pista sobre os preços.

O principal destaque do evento foi o Golf GTI. Essa é a segunda vez que o hatch médio volta a ser oferecido no mercado brasileiro em alinhamento ao europeu.

A primeira foi em 2013, quando a sétima geração chegou por aqui, substituindo o modelo de quarta geração que teve seu ciclo de vida prolongado para tentar compensar a ausência dos sucessores "Mark V" e "Mark VI".

O Golf "Mark VIII" foi lançado em 2019 como modelo 2020, no entanto, o que está chegando ao Brasil agora tem como base a reestilização introduzida em janeiro do ano passado.

O modelo reestilizado traz novidades interessantes em relação ao pré-facelift, como o kit de carroceria redesenhado, os faróis mais estreitos, as lanternas com novo arranjo interno de luzes e as novas opções de rodas.

Quando comparado ao GTI anterior, de sétima geração, a nova linguagem visual é consideravelmente mais agressiva, mas sem perder elementos consagrados, como o detalhe vermelho que atravessa toda a dianteira, interligando os faróis e a grade, as rodas com acabamento diamantado e a porção interna finalizada em preto brilhante.

Na parte mecânica, o motor 2.0 turbo EA888 continua, agora com até 245 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque, utilizando a calibragem do modelo pré-reestilização, que tem 20 cavalos a menos em comparação ao atualizado vendido em outros países.

Equipado com transmissão automatizada DSG de dupla embreagem, ele acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima. Fotos: Divulgação