Nova espécie aquática ganha nome em homenagem ao folclore brasileiro

Confirmação da nova espécie foi publicada na revista científica Environmental Biology of Fishes

Animal já foi encontrado em águas do Brasil, México e Estados Unidos, mas vive exclusivamente no Oceano Atlântico

Animal já foi encontrado em águas do Brasil, México e Estados Unidos, mas vive exclusivamente no Oceano Atlântico | Nayara Bucair/All Angle/Acervo Projeto Mantas do Brasil

Pesquisadores confirmaram a descoberta de uma nova espécie de raia-manta, a Mobula yarae, batizada em referência a Iara, personagem do folclore brasileiro.

O animal já foi encontrado em águas do Brasil, México e Estados Unidos, mas vive exclusivamente no Oceano Atlântico.

No território brasileiro, registros da espécie foram feitos em Ilha Comprida, em São Paulo, Natal, no Rio Grande do Norte e Fernando de Noronha, em Pernambuco, segundo a Universidade de São Paulo (USP).

No mesmo arquipélago, pesquisadores também identificaram recentemente uma nova espécie de abelha, batizada de Megachile luctifera.

Nova espécie

A confirmação da nova espécie foi publicada na revista científica Environmental Biology of Fishes, após mais de 15 anos de pesquisas.

Até 2009, apenas uma raia-manta era conhecida mundialmente: a Mobula birostris. Agora, a Mobula yarae integra o grupo, ao lado da própria birostris e da Mobula alfredi.

Os cientistas explicam que a taxonomia do gênero Mobula é complexa, já que as espécies apresentam muitas semelhanças. Para atestar a novidade, foram necessários processos detalhados de localização, exame e descrição.

Principais características

Entre as características marcantes da Mobula yarae estão:

  • Manchas brancas em formato de V na região dorsal;
  • Até seis metros de largura de disco;
  • Coloração mais clara ao redor dos olhos;
  • Manchas ventrais no abdômen;
  • Mandíbula inferior com nove a 13 dentes.

A nova raia-manta habita águas tropicais e subtropicais do Atlântico Ocidental, em uma faixa que vai do leste dos Estados Unidos ao Brasil, incluindo o Golfo do México e o mar do Caribe.