Parque do Bixiga vai transformar região central de SP com área verde e rio aberto

Prefeitura de São Paulo abriu um concurso público nacional para selecionar o projeto de arquitetura do projeto

Projetos Parque do Bixiga e praça Rita Lee foram aprovados por Câmara em 2025

Projetos Parque do Bixiga e praça Rita Lee foram aprovados por Câmara em 2025 | Divulgação

A Prefeitura de São Paulo abriu um concurso público nacional para selecionar o projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo do Parque Municipal do Bixiga, que será implantado no bairro da Bela Vista, região central da Capital.

Continua após a publicidade

A iniciativa marca a criação de um novo parque no centro e tem como principal destaque a renaturalização do Córrego Bixiga, que atravessa a área. O concurso já estava previsto e foi anunciado em 2025.

Continua após a publicidade

As inscrições e o envio das propostas para a primeira fase do concurso ocorrem a partir desta terça-feira (27/1) a 22 de março de 2026. A segunda etapa ocorre entre 7 e 25 de abril, com divulgação do resultado final prevista para 4 de maio.

Continua após a publicidade

A criação do Parque do Bixiga e a nomeação de Rita Lee a uma praça no Parque do Ibirapuera foram aprovados em maio de 2025, durante sessão na Câmara dos Vereadores de São Paulo.

Continua após a publicidade

Parque do Bixiga

O parque será o primeiro do Centro Expandido projetado por meio de concurso público e também o primeiro da cidade a adotar a renaturalização de um córrego como eixo estruturante do projeto.

Continua após a publicidade

A proposta busca transformar uma área densamente urbanizada em um espaço de convivência, lazer e recuperação ambiental, integrando água, paisagem e uso público.

Continua após a publicidade

A iniciativa é conduzida pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento São Paulo (IABsp).

Continua após a publicidade

Concurso público

As diretrizes do concurso foram construídas a partir de estudos técnicos e de oficinas participativas com moradores, especialistas e representantes da sociedade civil, incorporando princípios de adaptação climática e valorização dos rios urbanos.

Continua após a publicidade

Segundo a SVMA, o novo parque é resultado de uma mobilização social que se estende por mais de 40 anos e propõe um novo olhar sobre o uso do espaço público no Centro da cidade. Além de ampliar as áreas verdes, o projeto pretende contribuir para a melhoria ambiental e para a requalificação urbana do Bixiga.

Continua após a publicidade

O concurso será realizado em duas fases. Na primeira, cinco propostas serão selecionadas e premiadas com R$ 18 mil cada. Na etapa final, os três melhores projetos receberão R$ 130 mil, R$ 60 mil e R$ 40 mil, respectivamente. O vencedor será contratado para desenvolver as etapas seguintes do projeto.

Continua após a publicidade

Arquitetos e arquitetas do Brasil e do exterior, com registro válido no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), podem participar. As informações completas estão disponíveis no site oficial do concurso.

Continua após a publicidade

A criação do Parque Municipal do Bixiga consolida um antigo pleito da população local e reafirma o papel dos parques como instrumentos de qualidade ambiental, convivência urbana e transformação social na capital paulista.