O deputado José Maria Balcázar, do partido Peru Livre, tomou posse como novo presidente interino do Peru nesta quarta-feira (18/2). Ele venceu uma votação no Parlamento, após a destituição do mandatátio José Jerí.
Advogado de 83 anos, Balcázar é marxista, e se tornou o presidente mais velho da história do país sul-americano.
Ele recebeu 64 dos 113 votos possíveis no parlamento, superando a direitista María del Carmen Alva. Em seu discurso de posse, afirmou que defenderá a soberania nacional.
Agora, ele vai liderar o governo até 28 de julho, quando tomará posse o novo presidente, que será escolhido nas eleições de abril. Ele é o nono nome em 10 anos a comandar a nação andina.
Destituição de Jerí
O então presidente interino do Peru, o advogado José Jerí, de 39 anos, foi destituído do cargo pelo Congresso nesta terça-feira (17/2), quatro meses após ter sido nomeado. Jeri está envolvido em um escândalo relacionado a reuniões não divulgadas com um empresário chinês.
Os parlamentares deram 75 votos a favor da destituição e 24 contra. Três se abstiveram. Jeri é o terceiro presidente consecutivo do Peru a ser removido do cargo.
Entenda a acusação
O escândalo, apelidado de “Chifagate” começou em janeiro, quando Jeri foi filmado chegando a um restaurante de noite, usando capuz, para se reunir com o empresário chinês Zhihua Yang. O asiático possui lojas e uma concessão para um projeto de energia.
Jeri havia se tornado presidente em outubro, depois que o Congresso do Peru ter votado por unanimidade pela destituição de sua antecessora, Dina Boluarte, após partidos de direita que a apoiavam retirarem seu apoio.
Boluarte não tinha vice-presidente, e Jeri, que era presidente do Congresso na época, era o primeiro da linha de sucessão.
