O Museu do Folclore Angela Savastano abre ao público, a partir desta terça-feira (17/3), uma instalação interativa voltada à reflexão sobre memória e identidade.
Batizada de Espelho Meu, a instalação foi organizada pelo setor educativo do museu e montada no espaço onde geralmente são realizadas as exposições temporárias, em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba.
A visitação é gratuita e poderá ser feita até o dia 17 de maio, no mesmo horário da exposição de longa duração do museu: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.
A proposta da instalação é abordar temas como memória e contexto na construção das identidades, convidando os visitantes a reconhecerem aspectos do cotidiano, muitas vezes considerados comuns, como parte do patrimônio imaterial de cada pessoa.
Inspiração
A instalação foi inspirada na obra Espelho, Espelho Meu, do ano de 1987, da pesquisadora e folclorista Julieta de Andrade, que propõe uma reflexão sobre as origens e aprendizados de cada pessoa por meio de perguntas sobre as vivências e as histórias familiares.
Algumas destas perguntas integram a ocupação e convidam os visitantes a respondê-las diretamente nas paredes da sala, por meio de textos, ilustrações ou outras formas de expressão. Parte do questionário da obra poderá ser acessado por meio de QR Code disponibilizado no espaço.
A atividade possibilitará que o museu demonstre, de maneira lúdica e imersiva, os conceitos abordados na mediação da exposição, que tem o questionário de Julieta de Andrade como uma das bases para construção da noção de folclore.
“O visitante vivenciará duas dimensões de participação: primeiro como contribuinte da ocupação, ao deixar seu registro no espaço expositivo e, depois, como contemplador, ao entrar em contato com as memórias, histórias e reflexões deixadas por outras pessoas”, salienta Giovana Cristina Polastrini dos Santos, do Setor Educativo e responsável pela montagem da instalação.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore Angela Savastano
Av. Olivo Gomes, nº 100 – Santana
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org
Oportunidades na cidade
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, oferece 306 vagas de emprego nesta semana para candidatos de diferentes perfis e níveis de escolaridade.
