São Paulo prorroga quarentena até 10 de maio

Anúncio foi feito pelo governador João Doria; apesar de medida não afetar estradas e rodovias, prefeito de São Paulo apela para população não viajar

Medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais na Capital para reforçar o isolamento

Medida mantém o fechamento de comércio e serviços não essenciais na Capital para reforçar o isolamento | /Fernanda Carvalho/Fotos Publicas

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a prorrogação da quarentena no início da tarde desta sexta-feira (17) em uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A quarentena, que antes iria até o dia 22 de abril, passa a vigorar até o dia 10 de maio. Esta é a segunda prorrogação desde o início da quarentena no Estado.

Continua após a publicidade

“Até o dia 10 de maio, domingo, está prorrogada a decisão no estado de São Paulo, valendo a prorrogação para os 645 municípios do estado de São Paulo. A prorrogação foi amparada pelo Grupo de Contingência da Covid-19, um comitê médico composto por 15 membros, são especialistas, eles que orientam todas as decisões tomadas pelo governo do estado de São Paulo e também da Prefeitura de São Paulo”, disse Doria.

Continua após a publicidade

Até esta sexta-feira, o Estado registrava 853 mortes causadas pelo novo coronavírus e 11.568 casos confirmados da doença.

Continua após a publicidade

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), fez um apelo para os moradores não viajarem no próximo feriado, no dia 21 de abril, dia de Tiradentes.

Continua após a publicidade

O prefeito informou também que mais leitos foram entregues no Hospital de Campanha do Anhembi e ressaltou a lotação dos hospitais paulistas. “O vírus está se espalhando, já temos vítimas em todos os bairros e regiões da Capital. Estamos abrindo novos leitos quase todos os dias. Ontem, 561 leitos foram entregues no Hospital de Campanha do Anhembi, mesmo assim hospitais estão ficando lotados apesar de todo esforço que a prefeitura está fazendo pra criação de novas vagas. Não vai adiantar se a população não seguir o que for recomendado”, afirmou.

Continua após a publicidade

O governador afirmou que confia na população e que não irá bloquear estradas e rodovias. “Fechar estradas e rodovias não há nenhuma decisão nesse sentido. Nós respeitamos apenas as decisões locais de prefeituras de cidades turísticas em relação de limitar acesso durante os feriados prolongados e finais de semana apenas aos residentes e proprietários de casas.”

Continua após a publicidade

A quarentena determina o fechamento do comércio e serviços não essenciais. Serviços de Segurança e Saúde continuam a funcionar normalmente.