Estado prorroga vacinação contra poliomielite e multivacinação até novembro

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal; campanhas serão realizadas até o dia 13 de novembro

Governo prorrogou a Campanha de Multivacinação nas cidades do estado de São Paulo

Os pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a "gotinha" | /Ricardo Vaz/Prefeitura de Taboão da Serra

As campanhas de vacinação contra poliomielite e a de multivacinação foram prorrogadas até o dia de 13 de novembro em o estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal.

Continua após a publicidade

Contra poliomielite, apenas 39,6% do esperado foi vacinado. Ainda é preciso vacinar mais de 1,3 milhão de crianças de um a menores de 5 anos contra a doença. A meta do governo é imunizar 95% das 2,2 milhões de crianças paulistas contra a poliomielite.

Multivacinação

A multivacinação tem como objetivo aplicar doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes nessa faixa etária. Até o dia 22 de outubro, cerca de 427,3 mil crianças e adolescentes de 5 a 14 anos comparecerem nos pontos para atualização da carteira vacinal, destes 188,2 mil tiveram vacinas aplicadas, representando 44,1%.

Continua após a publicidade

“Pedimos que os pais e responsáveis aproveitem essa prorrogação para levar as crianças aos postos. É de extrema importância aumentar a cobertura vacinal contra poliomielite, além de atualizar a carteira de vacina de nossas crianças, contribuindo para eliminarmos os riscos da circulação dessas doenças no Estado de São Paulo”, diz o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

“Campanhas como essa são altamente eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso território. No geral, são indicadas coberturas vacinais de 90% e 95% para proteção efetiva da população, e a ampliação da adesão é fundamental para que esses índices sejam alcançados”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Helena Sato.

Serão oferecidas 14 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Continua após a publicidade

Para receber a vacina, é necessário que os pais ou responsáveis compareçam a um dos postos de saúde do Estado com a carteira de vacinação em mãos.