Mais caro: novas tarifas de ônibus entram em vigor em 9 cidades da Grande SP

Cidades da região metropolitana de São Paulo passaram a cobrar novos valores neste domingo

Máscaras deixam de ser obrigatórias nos ônibus da Capital

Passagem mais cara chega a R$ 5,75 | Rovena Rosa/Agência Brasil

Ao menos nove cidades da região metropolitana de São Paulo reajustaram tarifas de ônibus neste início de ano e passaram a cobrar os novos valores neste domingo (1).

Continua após a publicidade

Na capital paulista, o preço nos ônibus municipais será mantido a R$ 4,40, assim como no metrô e e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), pelo menos por enquanto.

Continua após a publicidade

“Não vai ter aumento de tarifa, pelo menos agora nesta virada de ano, quando é cultural que as cidades reajustem”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB) à Folha, no início da semana.

Continua após a publicidade

“Depois é uma questão de conversar com o governador para encaminhar os números e continuar o ano todo”, afirmou.

Continua após a publicidade

No estado, a decisão foi confirmada pela assessoria do governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em nota. “A tarifa será mantida de acordo com o compromisso de campanha do Tarcísio e como ele já vinha sinalizando agora na transição.”

Continua após a publicidade

Nos municípios onde haverá reajuste, em comum as prefeituras dizem que o valor estava congelado desde 2019, por causa da pandemia de Covid-19 e que precisavam repor ao menos parte da inflação no período, que foi de 26,15%, entre janeiro daquele ano e novembro último, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística).

Continua após a publicidade

No ABC, que faz parte da região metropolitana, em quatro cidades os usuários do transporte público vão pagar passagens mais caras.

Continua após a publicidade

Em Santo André, a passagem passará de R$ 4,75 para R$ 5. O novo preço será cobrado a partir de terça-feira (3).

Continua após a publicidade

Na vizinha São Bernardo do Campo, o preço sobe de R$ 5,10 para R$ 5,75, já neste domingo (1º)

Continua após a publicidade

Em São Caetano do Sul, a passagem sobe 11,1%, a partir de segunda-feira (2), e vai de R$ 4,50 para R$ 5.
Diadema, por outro lado, vai reajustar o preço apenas para quem paga em dinheiro, já a partir deste domingo.

Continua após a publicidade

Neste caso, em nota a prefeitura afirma que a passagem passa de R$ 5,10 para R$ 5,50.

Continua após a publicidade

Para os usuários do cartão SOU Diadema, o preço do transporte público continua em R$ 4,25.
A prefeitura diz que qualquer morador da cidade pode solicitar o cartão pela internet ou nos postos espalhados pela cidade.

Continua após a publicidade

Em Guarulhos, o reajuste será de R$ 0,20. No caso de quem usa o Cartão Cidadão, o preço passa de R$ 4,90 para R$ 5,10. Para quem paga em dinheiro, vai de R$ 5,10 para R$ 5,30. O aumento é maior no caso do vale-transporte: de R$ 5,60 para R$ 6,20. Os novos valores valem a partir deste domingo.

Continua após a publicidade

Em Osasco, o decreto com reajuste foi publicado neste sábado (31) na imprensa oficial do município. O preço passa de R$ 5 para R$ 5,30, na segunda-feira.

Continua após a publicidade

Barueri também publicou neste sábado o decreto autorizando o reajuste de R$ 5 para R$ 5,30, a partir de segunda-feira.

Continua após a publicidade

A prefeitura de Carapicuíba diz que as empresas de ônibus pleiteavam que a tarifa passasse de R$ 5 para R$ 6,50, mas após negociações ficou definido que o novo valor ficará em R$ 5,30, a partir de segunda-feira.

Continua após a publicidade

No decreto publicado na última quinta-feira (29), o prefeito de Itapevi, Igor Soares Ebert (Podemos), afirmou que foi pedido reajuste para R$ 6,31, mas o preço passará de R$ 5 para R$ 5,30, já a partir deste domingo.