Recorde: seguro rural recebe R$ 100 milhões de SP

Incentivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) busca manter a produtividade no Estado

Incentivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) busca manter a produtividade no Estado

Incentivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) busca manter a produtividade no Estado | Divulgação/Governo do Estado

Por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Governo do Estado de São Paulo disponibilizará R$ 100 milhões ao seguro rural como incentivo para manter a produtividade no Estado, que mesmo com eventos climáticos extremos, deve permanecer constante. O anúncio será feito na 29ª edição da Agrishow em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 29 de abril e 3 de maio.

Continua após a publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Continua após a publicidade

Ofertada pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), da SAA, conta com 15 seguradoras credenciadas, concedendo subvenções que variam de 25% a 30% dependendo da cultura produtiva. O limite, por produtor rural, é de R$ 25 mil reais e qualquer produtor prejudicado pode acessar o crédito, segundo informações do Governo do Estado de São Paulo.

Continua após a publicidade

“Até os anos de 1990, registrávamos cerca de dez dias de ondas de calor. Em 2022, foram 55. Há produtores perdendo cerca de metade de suas safras. O seguro rural é essencial para proteger a produtividade das lavouras e o Brasil precisa aumentar a cobertura”, analisa Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Continua após a publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua após a publicidade

Por que o incentivo?

A subvenção tem como objetivo amenizar os impactos das perdas de produção, especialmente de grãos, causadas pela seca e outras intempéries, além de disponibilizar recursos para custeios emergenciais.

Continua após a publicidade

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o prejuízo deve ser de 30% na produção de milho, de 28% no cultivo da soja e de 22% no amendoim. Apesar de não ser o maior produtor de soja do país, o sudoeste paulista tem avançado na área plantada do grão, especialmente nas cidades de Ourinhos e Itapeva.

Continua após a publicidade

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita