A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana divulgou nesta quinta-feira (23/1) a lista de selecionados para concorrer ao Oscar.
A atriz Fernanda Torres e o filme “Ainda estou aqui”, do qual a atriz é personagem principal, foram selecionados e concorrem ao prêmio. Com isso, o Brasil concorre em três categorias.
A lista foi divulgada em uma live no YouTube, apresentada pelos atores Bowen Yang e Rachel Sennott.
Fernanda Torres repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, e é indicada como Melhor Atriz. Enquanto o longa, como Melhor Filme Internacional e como Melhor Filme.
Lista de indicados
Além da adaptação brasileira dirigida por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, a lista de indicados tem outras produções. Confira:
Melhor Filme Internacional
- “Ainda Estou Aqui”
- “A Garota da Agulha”
- “Emilia Pérez”
- “A Semente do Fruto Sagrado”
- “Flow”
Melhor Filme
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave”
- “Duna: Parte Dois”
- “Emilia Pérez”
- “Ainda Estou Aqui”
- “Nickel Boys”
- “A Substância”
- “Wicked”
Melhor Atriz
- Cynthia Erivo, “Wicked”
- Karla Sofia Gascón, “Emilia Pérez”
- Mikey Madson, “Anora”
- Demi Moore, “A Substância”
- Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui”
Últimas indicações
O filme também foi indicado ao Globo de Ouro 2025. A produção brasileira concorria na categoria “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa” com outros cinco longas.
A última vez em que o Brasil apareceu na seleção preliminar da categoria foi em 2008 com “O ano em que meus pais saíram de férias”, mas o filme não ficou entre os finalistas.
Já a indicação de fato do País entre os filmes internacionais (na época ainda chamados de filmes estrangeiros) foi com “Central Brasil”, também dirigido por Salles, em 1999.
Ainda estou aqui
A adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva também foi indicado ao Globo de Ouro 2025 e a atriz Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva, ganhou o prêmio de Melhor Atriz em filme de drama pela atuação no filme.
Nesta semana, o longa também foi indicado ao prêmio BAFTA 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Não-inglesa.
