O maior iceberg do mundo, chamado A23a, está encalhado após flutuar pelo Oceano Antártico perto da Antártida, desde 2020, segundo declaração publicada nesta terça-feira (4/3) pelo British Antarctic Survey (BAS, Pesquisa Antártica Britânica, em tradução livre).
Com mais de 1,1 trilhão de toneladas, agora ele está parado em uma ilha na Geórgia do Sul, localizada entre as Malvinas e as Sandwich do Sul, no Oceano Atlântico, entre a América do Sul e a Antártida.
O iceberg cobria uma área de 3.672 quilômetros quadrados quando medido em agosto de 2024 – mais que o dobro do tamanho da cidade de Londres, na Inglaterra.
A placa se separou da plataforma de gelo Filchner, na Antártica, em 1986. Após permanecer por mais de 30 anos no fundo do Mar de Weddell, ele passou a flutuar nas correntes oceânicas em 2020.
Em 2024, ficou por meses preso e girando em torno de uma montanha submarina. Agora que se desprendeu novamente, o iceberg está encalhado a 90 quilômetros da costa.
A princípio, muitos cientistas demonstraram preocupação com essa movimentação, pois o iceberg poderia afetar a vida selvagem na Geórgia do Sul. No entanto, foi comprovado que a sua chegada pode trazer benefícios para a vida selvagem, como aumentar os alimentos para o ecossistema regional.
Apesar dele estar mantendo sua estrutura, muitos icebergs tendem a se quebrar, dispersar e derreter ao longo dos anos. Cientistas explicam que esse iceberg, em particular, provavelmente se separou como parte do ciclo natural de crescimento da plataforma de gelo e não devido à crise climática causada pelos combustíveis fósseis.
