Publicidade

X

Capital

Reclamação sobre abelhas em SP chega a 5 mil

O número é 24,2% maior se comparado com o mesmo período de 2017, quando foram registradas 4.520 ocorrências Da Reportagem De São Paulo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 18/09/2018 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Prefeitura de São Paulo registrou no primeiro semestre deste ano mais de 5 mil reclamações sobre vespas e abelhas. O número, extraído pelo canal 156 do órgão, é 24,2% maior se comparado com o mesmo período de 2017, quando foram registradas 4.520 ocorrências.

De acordo com relatório publicado pela própria prefeitura paulistana, o canal de solicitação de serviços foi chamado 5.614 vezes entre 1 de janeiro a 30 de junho para que se realizassem a retirada de insetos dos domicílios. No entanto, quatro meses após o término do balanço, ainda falta solução para 1.163.

Segundo a professora de biologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Paola Lupianhes Occo, o aumento de abelhas e vespas é justificado por dois fatores. O primeiro é o desmatamento florestal. “Estamos desmatando cada vez mais o ambiente natural das abelhas. Na fuga de incêndios, por exemplo, elas acabam indo para centros urbanos”, explica.

Segundo a professora, o segundo fator é o período da seca. “Acontece o enxameamento de abelhas nesses dias que antecedem a primavera. Escolhem uma rainha virgem e formam uma nova colmeia. E instalam-se em outro lugar”, explica.

No primeiro semestre de 2017, 4.438 pessoas reclamaram dos insetos. Destes, 4.352 pedidos foram atendidos e finalizados. Já no segundo semestre, a prefeitura catalogou 4.520 episódios. Destes, 4.204 foram resolvidos.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CONFUSÃO NA CÂMARA

VÍDEO: Deputado do PSOL troca empurrões com deputado do União e expulsa com chutes integrante do MBL

As agressões ocorreram no fim do corredor das comissões da Câmara, local com intensa movimentação de políticos e assessores

TENTATIVA DE FEMINICÍDIO

Homem queima namorada após discussão no interior de SP

Vítima está com estado de saúde instável; homem foi preso e caso segue em investigação

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter