Publicidade

X

Capital

Relação etanol/gasolina sobe a 60,67% na 3ª semana do mês em SP, diz Fipe

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina Por Estadão Conteúdo De São Paulo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 25/09/2018 às 21:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A relação entre os preços do etanol subiu na terceira semana de setembro, atingindo 60,67%, após 59,22% na anterior, conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na terceira semana de 2017, essa equivalência estava em 67,12%.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina.

A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder do combustível fóssil. Com a relação entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol.

No Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a taxa de inflação na cidade de São Paulo, os preços do etanol voltaram a subir (4,22%) na terceira quadrissemana de setembro (últimos 30 dias encerrados no dia 22), após recuo de 0,18% na segunda leitura. Já a gasolina ficou 3,32% mais cara (ante 1,44%).

O grupo Transportes, por sua vez, avançou a 0,59% depois de 0,13% na segunda leitura e o IPC-Fipe, atingiu 0,36% (de 0,30%).

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

lançamento

Conheça Versão Savana: a mais radical da Mitsubishi L200 Triton

Apresentada há um ano, a atual L200 Triton Savana tem preço sugerido de R$ 299.990 e é produzida em Catalão (GO)

EMPATE

Corinthians empata com Atlético-MG em jogo morno

Partida acabou em 0 a 0 neste domingo (14), na Neoquímica Arena

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter