X

Grande São Paulo

Cenipa abre investigação após avião pousar na pista errada em SP

A aeronave saiu de Fortaleza com 184 passageiros e oito tripulantes a bordo e pousou na pista 27R quando estava autorizada a pousar na pista 27L em Guarulhos Por Agência Brasil

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 02/10/2018 às 18:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) abriu investigação classificada de “incidente grave” para apurar os motivos de um avião da Latam ter pousado na pista errada no Aeroporto de Guarulhos na última quarta-feira (26).

A aeronave, um Airbus A321 de matrícula PT-MXH, saiu de Fortaleza com 184 passageiros e oito tripulantes a bordo e pousou na pista 27R quando estava autorizada a pousar na pista 27L. O Cenipa vai apurar as falhas no gerenciamento de tráfego aéreo e na comunicação de navegação.

Em nota, o órgão informou que a investigação tem o objetivo de prevenir que novas ocorrências com as mesmas características se repitam. “A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”, diz o texto.

Em comunicado, a Latam informou que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes. “A empresa reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais”, diz a Latam.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) disse que todos os dados relativos à ocorrência foram disponibilizados para a autoridade competente e que a análise está sendo conduzida pelo Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

“As ações que cabem ao órgão de controle de tráfego aéreo local para possibilitar a investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas foram adotadas, sendo que não foi observado pela Torre de Controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto”, diz a Infraero.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ATENÇÃO MOTORISTAS

Perdeu a placa do veículo? veja o passo a passo do Detran-SP para emitir uma nova

Só é permitida a emissão de uma nova placa se o veículo estiver devidamente licenciado, com todas as taxas em dia e sem multas pendentes

Oportunidade

TRF vai iniciar inscrições de concurso com salários de até R$ 13,9 mil; veja cidades

Ao todo, são 263 vagas para os níveis técnico e superior; Inscrições iniciam dia 29 de abril e seguem até o dia 28 de maio

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter