X

Estado

Entidade pede proteção de maria-fumaça e museu em estação de Ribeirão Preto

O projeto prevê a recuperação da locomotiva que está há décadas estacionada ao lado da atual estação ferroviária, a reforma de oito quilômetros de trilhos e a restauração da estação Barracão Por Folhapress De São Paulo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 03/10/2018 às 20:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Ribeirão Preto Conventions & Visitors Bureau anunciou nesta quarta-feira (3) a retomada de um projeto que prevê a implantação de um museu em uma estação ferroviária desativada na cidade do interior paulista e o tombamento de uma maria-fumaça.

O anúncio foi feito na estação Barracão, tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) desde maio de 1982 e que a entidade turística quer usar para abrigar um museu ferroviário.

Segundo Márcio Santiago, presidente do Conventions & Visitors Bureau, o projeto prevê a recuperação da locomotiva que está há décadas estacionada ao lado da atual estação ferroviária, na avenida Mogiana, a reforma de oito quilômetros de trilhos e a restauração da estação Barracão, no bairro Ipiranga.

A intenção é criar um passeio aos finais de semana no local, para fomentar o turismo na cidade - uma das mais importantes atendidas pela extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Em dezembro, alvo de disputa com o consórcio Trem Republicano, comandado pelas prefeituras de Salto e Itu, a maria-fumaça - abandonada e que foi alvo de furtos e vandalismo na atual estação ferroviária - chegou a ser colocada numa carreta para ser levada embora, mas foi impedida de deixar o município.

"Pedimos o tombamento porque queremos que a maria-fumaça fique permanentemente aqui, para que não corramos mais o risco de perde-la, como ocorreu no fim do ano", disse Santiago.

O projeto já estava em andamento no ano passado, mas surgiu um impasse envolvendo a entidade, a prefeitura e uma outra associação de preservação. Agora, o Conventions & Visitors Bureau quer desenvolver o projeto sem participação municipal.

"Pedimos ao Dnit, responsável pela maria-fumaça, a concessão para nós e a resposta foi de que é possível, que levemos a documentação para que o órgão possa fazer a concessão", afirmou.

A intenção inicial era incluir as duas locomotivas expostas na cidade no projeto, mas a outra, que fica na praça Francisco Schmidt, está sob concessão da prefeitura. Por isso, ela deve permanecer como está.

"Agora, acreditamos que a maria-fumaça dificilmente sairá daqui, mas não adianta ficar em Ribeirão se a gente não arrumá-la."

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MELHORE SEU DESEMPENHO

Como ir bem na entrevista de emprego? Veja dicas de especialista

Com a competição acirrada no mercado de trabalho, as entrevistas de emprego têm se tornado um processo cada vez mais importante

ATUALIZAÇÃO DO CASO

Novo suspeito de participar do sequestro de PM no Litoral é preso

Imagens de câmeras de segurança registraram suspeito ao lado de Luca Romano Angerami, que continua desaparecido; caso é investigado

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter