X

Estado

Poluição deixa água do Tietê verde no interior

Entre as cidades de Arealva e Itaju, uma camada extensa de algas se formou, o que diminui o nível de oxigênio, causando a morte de peixes Da Reportagem De São Paulo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 05/10/2018 às 22:45

Atualizado em 06/10/2018 às 02:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A poluição do Rio Tietê está deixando a água esverdeada entre as cidades de Arealva e Itaju, no interior paulista. No trecho, uma camada extensa de algas se formou, o que diminui o nível de oxigênio, ocasionando a mortandade de peixes.

Segundo especialistas, o excesso de algas é consequência do alto nível de poluição da água. A sujeira teria sido provocada pela abertura de comportas de três usinas na região metropolitana de São Paulo. A mancha escura cobriu todo o leito do rio e a lama negra deixou a água viscosa e densa em Salto. A sujeira seguiu o fluxo do rio, que é em direção ao centro do Estado, e a poluição acabou parando na região de Arealva, onde a água esverdeada e há maior concentração de aguapés.

Mancha em Salto

O fenômeno aconteceu menos de duas semanas após ter sido anunciada uma redução de 8 quilômetros na mancha de poluição do rio, justamente no trecho de Salto. “A gente celebrou esse recuo, mas agora estamos vendo um lamentável avanço na poluição”, disse a ambientalista Malu Ribeiro, do projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica. Em 2014, uma operação semelhante a abertura das comportas, nas barragens resultou na morte de 40 toneladas de peixe em Salto.


*Com informações do Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Agenda do Governador

Entrega de habitação marca agenda do governador

Tarcísio fará entrega de conjuntos habitacionais e participará de conferência juntamente com prefeito

Agenda do Prefeito

Prefeito: Nunes terá reuniões e conferências nesta terça-feira

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, tem agenda com compromissos internos e externos

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter