Publicidade

X

Estado

Fenômeno, Janaína Paschoal obtém 15 cadeiras para o PSL

A conquista é histórica, já que a Assembleia Legislativa nunca teve representantes do PSL e era considerada reduto tucano Da Reportagem De São Paulo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 09/10/2018 às 14:27

Atualizado em 09/10/2018 às 14:42

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Com a maior votação da história entre candidatos para deputado no Brasil, a professora Janaina Paschoal (PSL) conseguiu 15 cadeiras para o partido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A conquista é histórica, já que a Alesp nunca teve representantes do PSL e era considerada reduto tucano.

Janaina obteve 2.060.786 votos e isso somado com os votos da legenda, o chamado quociente eleitoral, fez com que o partido conseguisse as mais de 10 cadeiras no Legislativo paulista.

Paschoal teve quatro vezes mais votos que o segundo colocado, Arthur Mamãe Falei (DEM), que se notabilizou na internet como militante antipetista e é integrante do MBL (Movimento Brasil Livre).
Arthur recebeu 478.280 votos. O PSL, de Bolsonaro e Paschoal, ainda garantiu o quinto candidato mais bem votado. Gil Diniz, autointitulado Carteiro Reaça, obteve 214.037 votos.

O PSDB perdeu mais da metade das cadeiras de deputado passando de 19 na atual gestão para apenas 8 no ano que vem. Por outro lado, o PSL se tornará a maior força na Alesp, já que contará com 15 cadeiras.

Das 94 cadeiras disponíveis, 56 serão ocupados por novatos. Dos 77 deputados estaduais que tentaram reeleição no último domingo, apenas 38 se elegeram. Esta é a maior renovação da Alesp em 24 anos. (Veja ao abaixo os deputados estaduais eleitos e o número de votos).


lista deputados estaduais GSP

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PARAGUAÇU PAULISTA

VÍDEO: Câmeras flagram menino de 12 anos furtando moto no interior SP

Veículo foi abandonado momentos depois; testemunha prestou depoimento à polícia

SABESP CAMINHA PARA PRIVATIZAÇÃO

Privatização da Sabesp é aprovada em SP: veja como cada vereador votou

Projeto de lei que viabiliza a privatização da Sabesp recebeu 36 votos favoráveis e 18 contrários na Câmara de SP; proposta ainda precisa passar por 2ª votação

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter