X

Capital

Tempo em SP muda com passagem de frente fria e há risco de temporais

Várias regiões da capital podem registrar temporais, semelhantes aos que ocorreram nesta quarta (17) e que deixaram mais de 50 pontos de alagamentos e causaram a queda de 52 árvores Por Folhapress De São Paulo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 18/10/2018 às 15:20

Atualizado em 18/10/2018 às 15:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Apesar desta quinta-feira (18) começar com calor e com sol em grande parte de São Paulo, a aproximação de uma frente fria deve mudar o clima entre o fim da tarde e o início da noite.

Segundo o Climatempo, várias regiões da cidade podem registrar temporais, semelhantes aos que ocorreram nesta quarta (17) e que deixaram mais de 50 pontos de alagamentos e causaram a queda de 52 árvores na capital paulista. Em Ribeirão Preto, 179 pessoas ficaram desalojadas.

De acordo com o instituto de pesquisa, com o aumento do volume de chuvas a tendência é de que as temperaturas continuem mais baixas nos próximos dias, principalmente na sexta-feira (19), quando ocorrerá a passagem da frente fria por São Paulo. No momento o fenômeno atravessa áreas do sul do país.

Enquanto na terça os termômetros ultrapassaram os 30ºC, nesta quinta a máxima fica em 29ºC e, na sexta em 23ºC. Além das fortes chuvas, pode haver rajadas de vento em várias áreas da cidade.

As chuvas desta semana confirmam as previsões iniciais para o mês de outubro, que apontavam um aumento no índice pluviométrico.

Até a semana passada a cidade havia atingido 32% das chuvas previstas para todo o mês em uma semana. Na quarta a chuva apresentou variação em diversas regiões. Enquanto no Jabaquara e na Vila Formosa tinha chovido em média 62 milímetros, em Santo Amaro caiu o equivalente a 46,2 milímetros até o início da noite.

Apesar disso, o déficit de chuvas acumulado desde janeiro chega a 370 milímetros. Esse total equivale a chuvas que deveriam cair entre os meses de março e maio, de acordo com uma média histórica calculada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Essa previsão é baseada nas médias climatológicas entre os anos de 1981 e 2000, que ajudam a estabelecer as características do clima para cada período do ano.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ATENÇÃO MOTORISTAS

Perdeu a placa do veículo? veja o passo a passo do Detran-SP para emitir uma nova

Só é permitida a emissão de uma nova placa se o veículo estiver devidamente licenciado, com todas as taxas em dia e sem multas pendentes

Oportunidade

TRF vai iniciar inscrições de concurso com salários de até R$ 13,9 mil; veja cidades

Ao todo, são 263 vagas para os níveis técnico e superior; Inscrições iniciam dia 29 de abril e seguem até o dia 28 de maio

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter