X

Brasil

Ex-diplomata acusado de agressão a mulheres é preso preventivamente

Segundo a advogada Denia Magalhães, a detenção atendeu ao pedido de uma ex-namorada de seu cliente, que há dois anos o acusou de tê-la agredido com uma forte cabeçada na boca Por Estadão Conteúdo

dothCom Consultoria Digital

Publicado em 18/10/2018 às 19:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O ex-diplomata Renato de Ávila Viana, demitido do Itamaraty em setembro por causa dos repetidos episódios de agressão, notadamente a mulheres, foi preso preventivamente nesta quinta-feira, 18, na capital federal.

Segundo a advogada Denia Magalhães, a detenção atendeu ao pedido de uma ex-namorada de seu cliente, que há dois anos o acusou de tê-la agredido com uma forte cabeçada na boca que lhe arrancou um dente e alterou sua mordedura.

Viana havia sido preso em setembro, depois que vizinhos acionaram a polícia ao ouvir gritos de socorro de uma mulher vindos de seu apartamento. O ex-diplomata foi liberado após pagamento de fiança.

A demissão de Viana ocorreu no último dia 20, e teve como base o fato de ele não levar, em sua vida privada, uma conduta compatível com suas funções no serviço público.

No dia em que foi preso após a denúncia de vizinhos, a Associação dos Diplomatas do Brasil (ADB) emitiu nota na qual repudia atos de violência e discriminação contra mulheres e pede celeridade na apuração dos fatos contra Viana.

"Em diversas oportunidades, a ADB Sindical manifestou preocupação junto à alta esfera do Ministério das Relações Exteriores diante dos atos de agressão repetidamente praticados pelo diplomata Renato de Ávila Viana", diz. "A valorização e o respeito às mulheres são premissas fundamentais desta entidade "

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Confira o resultado da Quina no concurso 6420, nesta sexta (19)

O prêmio é de R$ 43.000.000,00

MELHORE SEU DESEMPENHO

Como ir bem na entrevista de emprego? Veja dicas de especialista

Com a competição acirrada no mercado de trabalho, as entrevistas de emprego têm se tornado um processo cada vez mais importante

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter