últimas notícias
Exposição 'John Lennon em Nova York por Bob Gruen'
Exposição 'John Lennon em Nova York por Bob Gruen'
Foto: Cinthia Bueno/MIS

De John Lennon a OSGEMEOS: a volta dos museus de São Paulo

Museus da cidade de São Paulo voltaram a funcionar na última terça-feira; reabertura tem exposições novas e que estavam em curso antes da pandemia

Depois de mais de seis meses fechados, os museus da cidade de São Paulo voltaram a funcionar na última terça-feira (13). A reabertura foi possível porque a Capital avançou para a fase verde do plano de flexibilização da quarentena. Ainda assim, para visitar qualquer um dos espaços é preciso alguns cuidados, como o uso de máscara durante todo o período de permanência no local e aferição de temperatura. Veja a programação de alguns dos espaços mais visitados da cidade.

MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo reabriu no dia 13 com três mostras inéditas: “Antonio Dias: derrotas e vitórias”, que traz uma retrospectiva da obra de Antonio Dias (1941-2018); “Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – 20 anos”, que reúne obras de artistas de diferentes gerações e linguagens; e a instalação “roçabarroca (2018 2020)”, do artista mineiro Thiago Honório, que veste as paredes do corredor do prédio com taipa de mão e pau a pique, deixando-as em “carne viva”.

Macaque in the trees
Foto: Paulo Altafin

O MAM (avenida Pedro Álvares Cabral, s nº - Moema) funcionará de terça-feira a domingo, das 12h às 18h. Em outubro, as visitas terão entrada gratuita, mediante agendamento prévio no site do MAM.

Pinacoteca

Pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções e desenhos estão entre as obras que o público poderá conferir na primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGEMEOS. Com a exposição “OSGEMEOS: Segredos”, que fica em cartaz até 21 de fevereiro, a Pinacoteca retomou os trabalhos nesta quinta-feira (15).

Macaque in the trees
Exposição

A Pinacoteca (Praça da Luz 2) irá funcionar de quarta a segunda, das 14h às 20h. Os ingressos podem ser agendados em www.pinacoteca.org.br, sendo permitido ficar no espaço pelo tempo máximo de 1 hora. Até o dia 23 de outubro, a entrada será gratuita.

CCBB

Esta sexta-feira (16) também traz de volta o Centro Cultural Banco do Brasil, com a exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, que traz 140 peças de relevância para o entendimento da cultura egípcia. A mostra, que ultrapassou a marca de 1,43 milhão de visitantes no Rio de Janeiro, pode ser visitada até 3 de janeiro de 2021 na capital paulista.

Macaque in the trees
Foto: Leandro Viola

O CCBB (rua Álvares Penteado, 112 – Centro) ficará aberto todos os dias, exceto às terças, das 9h às 17h. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo aplicativo Eventim.

MIS

O Museu da Imagem e do Som reabre suas portas nesta sexta-feira (16) e retoma a exposição “John Lennon em Nova York por Bob Gruen”, inaugurada em 13 de março e suspensa no dia 17 do mesmo mês, por conta da pandemia de coronavírus. Na mostra, o público poderá conhecer mais de perto a vida do ex-Beatle, por meio de imagens que remetem aos seus últimos anos na cidade de Nova York.

Macaque in the trees
Exposição 'John Lennon em Nova York por Bob Gruen'

O MIS (avenida Europa, 158 – Jardim Europa) irá funcionar de sexta a domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita às sextas-feiras e nos demais dias custa a partir de R$ 10 (meia). Os ingressos devem ser agendados, mesmo para às sextas, no site bileto.sympla.com.br.

MASP

Neste ano, o eixo temático que pauta todas as atividades do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand são as Histórias da dança. Assim, a instituição retoma as atividades com as exposições: “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência”, “Trisha Brown: coreografar a vida” e “Senga Nengudi: topologias”, além do “Acervo em Transformação”.

Macaque in the trees
Foto: Eduardo Ortega

O MASP (avenida Paulista, 1578) funcionará de terça a sexta, das 13h às 19h, sábado e domingo, das 10h às 16h, com agendamento online obrigatório para todos os dias em masp.org.br/ingressos. Os ingressos custam a partir de R$ 22 (meia) e às terças-feiras a entrada é gratuita.

CONFIRA OUTRAS DICAS DE PROGRAMAÇÃO EM CASA

Desalma

Macaque in the trees
Foto: Estevam Avellar/Globo

Cassia Kiss, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro são alguns dos nomes do elenco de “Desalma”, série de 10 episódios, que se passa no decorrer de 30 anos, em uma cidade fictícia no Sul do país, onde fenômenos sobrenaturais assombram a população. “Desalma” estreia na quinta-feira (22) no Globoplay.

Esporte (Ponto Final)

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

A produção aborda a essência do esporte, ouvindo atletas que já não estão mais em suas funções, falando de suas perspectivas sobre o assunto. Na primeira edição, Oscar Schmidt, Ana Moser, José Montanaro, Sócrates e Magic Paula. “Esporte (Ponto Final)” estreia no domingo (18), às 11h30 na TV Cultura.

Game dos Clones

Macaque in the trees
Foto: Michelle Tomaz

Sabrina Sato é a apresentadora do reality que mostra pessoas solteiras em busca do “match” perfeito. Com 10 episódios, cada programa focará em um participante, que conhece sete clones, e após desafios, terá que eliminar cada clone até restar um. “Game dos Clones” estreia na sexta-feira (16) no Amazon Prime Video e após uma semana também será exibido na TV Record.

Grandes Pequeninos

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

O cantor Jair Oliveira e a atriz Tania Khalill prometem divertir a criançada com as músicas do álbum “Espelho Meu” e outros sucessos do projeto Grandes Pequeninos. Na apresentação de 50 minutos, o casal contará a história de uma aventura em busca de um tesouro precioso. O show “Grandes Pequeninos” acontece nos dias 17 e 18 de outubro no YouTube do projeto.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta