últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
O diagnóstico da DRC avançado em animais jovens tem sido bastante frequente
O diagnóstico da DRC avançado em animais jovens tem sido bastante frequente

Entenda o que é a Doença Renal Crônica Felina

A DRC pode acometer indivíduos de qualquer idade, contudo é considerado um processo senil

A DRC é uma condição em que o rim se encontra, ocorrendo alteração do formato e função renal progressiva e irreversível, de um ou de ambos os rins. Os rins têm função importante de filtrar o sangue, equilibrar o sistema hídrico, eletrolítico e ácido-básico. Controla ainda a pressão arterial e estão relacionados com a síntese de hormônios. São órgãos excretores. A DRC pode acometer indivíduos de qualquer idade, contudo é considerado um processo senil. Com a evolução da DRC, os pacientes podem exibir aumento na frequência de micção e da ingestão de água, perda de peso, perda da qualidade do pelame, desidratação, constipação e sinais clínicos de uremia como hálito ureico, vômitos, fraqueza, perda de apetite, anemia, aumento da pressão arterial, entre outros sintomas.

O diagnóstico da DRC avançado em animais jovens (menos de 7 anos) tem sido bastante frequente. Por recomendação dos especialistas, o exame de ultrassom como rotina e o uso do marcador SDMA (dimetil arginina simétrica) são os recomendados, pois no estágio inicial da DRC os gatos geralmente são assintomáticos.

A Boehringer Ingelheim lança o "SEMITRA" (Telmisartana) com o objetivo de reduzir a proteinúria, específico para felinos, que associado a uma correção dietética e equilíbrio hídrico, tem sido de grande utilidade para o combate a esta patologia grave. A médica veterinária Dra. Maria Alessandra Martins Del Barrio fez a revisão técnica do artigo do produto relatado. 

Tops da Gazeta