X

NOVIDADE

Banda Rota da Seda lança EP 'Bichos da Seda, Vol 1 (Família)' nesta sexta

Grupo traz referências do reggae ao rock mantendo uma sonoridade própria em meio a narrativas poéticas sobre autoconhecimento, política e vida familiar

Natália Brito

Publicado em 18/04/2024 às 21:30

Atualizado em 19/04/2024 às 10:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Banda Rota de Seda chega com o EP / Brunno Pacini Ferreira

Nesta sexta-feira (19), a Banda Rota da Seda chega com o EP "Bichos da Seda, Vol 1 (Família)", com quatro faixas que trazem referências do reggae ao rock, formando um arranjo poderoso acompanhada de letras filosóficas e harmonias cativantes. O lançamento sai pela Gava Music.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

O trio, formado por Guglê (Gustavo Luppe) na guitarra, Luiz Gustavo Moniz no baixo e Gian De Luca, também na guitarra e vocais, escolheu como destaque do EP a faixa “Família”, uma narrativa emocional sobre a importância de ter uma rede de apoio familiar. “Podemos seguir um caminho sem medo de sentir”, grita o vocal do single. A canção, assim como todas as outras do projeto, chegará com visualizer no Youtube da banda.



A Banda Rota de Seda incorpora em suas letras o viés crítico acompanhada da maturidade musical de um grupo que ouve muita música e ensaia muito. Um resumo dessa poesia consciente pode ser encontrada na faixa Tempos de Paz: “Contra a praga de concreto/ O rei da Floresta leva a luz do sol/ Onde encontra uma fresta (...) Liberdade e igualdade, se for só pra alguns, amarga”, entoam os versos.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Produção do EP

As canções de "Bichos da Seda, Vol 1 (Família)" ganharam formato final na saída da fase aguda da pandemia, sendo um reflexo da criatividade nascida durante um período de isolamento social. “Em 2022, fizemos a pré-produção e começamos a gravar. Nesse meio tempo, fizemos troca de membros e produtor. Pegamos o trabalho para produzir nós mesmos, gravamos sopro, metais, e deu tudo certo. O resultado está muito bom”, conta Luiz.

No reggae “Despache”, a Banda Rota da Seda invoca o ouvinte para abraçar o bem e a positividade das pessoas que gostam da gente: “Se descubra na dor/ Se cubra de amor/ Porque nada faz sentido sem se ter alguém/ Se cerque de pessoas que te querem bem”. A composição foi a primeira canção autoral do trio, composta por João Candau, antigo integrante do grupo.

“A gente decidiu as músicas que iam entrar no EP entre outras dez. A ‘Despache’, a gente já sabia que queria no disco porque foi a primeira que a gente compôs, assim como ‘Tempos de Paz, Tempos de Guerra’, que é uma letra mais política e conversava com a época de eleição, mas acho que ainda faz muito sentido. Compus essa faixa quando Trump foi eleito em 2017, já observando essa guinada reacionária”, conta Guglê.

Outra inspiração da pandemia veio via Gian De Luca na canção “Vida Discreta”, onde o vocalista precisou buscar formas de autoconhecimento durante a pandemia da Covid-19. “Eu estava num processo muito doido, aí soltei um improviso em cima de um beat feito pelo João Candau e até soltei um ‘por mais que dizam’, que o pessoal zuou, mas eu mantive na letra por traduzir esse momento de desnorteamento”, explica.

Embora tenham diversas influências, o novo lançamento explora mais o reggae, mas para o futuro da banda, o rótulo não é uma meta para o trio. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

pornografia infantil

Rede de pedofilia em Campinas utiliza códigos para se comunicar em aplicativos

A operação iniciou após uma denúncia feita por uma ONG internacional

Brasil

Confira o resultado do Timemania no concurso 2098, nesta terça

O prêmio é de R$ 3.000.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter