X

USP 90 anos

Ribeirão Preto é a 1ª cidade a receber exposição itinerante sobre os museus da USP

A exposição reúne recortes dos acervos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e do Museu do Ipiranga

Natália Brito

Publicado em 08/04/2024 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Parte das obras que farão parte da exposição estão Museu de Arte Contemporânea (MAC) / Divulgação/Gov do Estado de SP

Ribeirão Preto recebrá, a partir do dia 13 de abril, a mostra itinerante ‘USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus’. A cidade será a primeira a sediar a nova exposição, que estará abrigada no Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). A abertura será dia 12 de abril, às 16h.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

A exposição reúne recortes dos acervos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e do Museu do Ipiranga, que integra o Museu Paulista (MP) no mesmo espaço, propondo uma experiência imersiva que mescla as tecnologias de realidade virtual e impressões 3D com peças físicas.

A ação foi feita com uma programação de itinerância por municípios do interior paulista, com roteiro que inclui todas as localidades onde há campus da USP.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A mostra integra as atividades comemorativas dos 90 anos da Universidade de São Paulo, paralelamente à mostra, seminários e atividades educativas também serão realizados. O percurso inicia com 4M, filme documentário imersivo em formato de videoinstalação do artista e videomaker Tadeu Jungle.

Acervos

O acervo do MAC apresenta ‘Boccioni no Brasil’, tendo como destaque uma réplica da célebre obra ‘Formas Únicas da Continuidade no Espaço’, além da mostra ‘Tempos Fraturados’.

O recorte do MAE para a exposição investiga a ocupação passada e presente dos povos indígenas na cidade de São Paulo e traz artefatos junto a uma projeção tridimensional do sítio arqueológico Abrigo Itapeva.

O MZ trata do processo evolutivo animal e apresenta uma compilação de fósseis, além de mostrar exemplares impressionantes de dinossauros, inclusive um descoberto pela equipe do Museu.

O enfoque do MP se volta para a diversidade da sociedade paulista por meio de retratos históricos e coleções de porcelanas, além de levar o visitante a conhecer parte das salas expositivas do Museu do Ipiranga e a célebre obra ‘Independência ou Morte!’.

A passagem da mostra em Ribeirão Preto vai até 10 de maio, quando seguirá viagem para a cidade de Pirassununga.

No total, a exibição percorre sete campi da universidade, encerrando seu itinerário em 2025 na cidade de São Paulo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MOBILIDADE URBANA

Linha 6-Laranja: túneis se encontram na zona norte de SP

Cerimônia celebrou o encontro dos túneis da futura estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande

Leilão de veículos

Detran-SP realiza leilão online com lances a partir de R$ 2 mil

Carros conservados e sucatas disponíveis; visite e faça seu pré-lance em julho

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter