X

TRADIÇÃO

Santana de Parnaíba: veja a programação para a tradicional festa de Corpus Christi

Além da celebração, o evento terá praça de alimentação, feira de artesanato e uma programação especial das 6h às 17h. São esperados 30 mil visitantes

Natália Brito

Publicado em 28/05/2024 às 12:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes a cidade / Divulgação

Nesta quinta-feira (30), acontece a tradicional Festa de Corpus Christi em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. A festa é produzida na cidade desde 1961 e terá a confecção do tapete com 60 obras, missas, praça de alimentação, feira de artesanato e programação especial das 6h às 17h.

O evento, que tem como tema “Eucaristia, fonte de unidade e fraternidade: o pão que partimos é a comunhão no corpo de Cristo”, celebra o dia de Corpus Christi, instituído pela Igreja Católica. Realizada pela Prefeitura de Santana de Parnaíba e a igreja matriz Santa Ana, a festa tem o objetivo levar a eucaristia (segundo o catolicismo) para as ruas.

Confecção do tapete

Um dia antes da festa, na quarta-feira (29), uma equipe de servidores da prefeitura fará o trabalho de pré-produção, que inclui tingimento de serragem, separação e organização de materiais complementares utilizados na confecção. Entre os itens preparados para a celebração estão a argila, casca de ovo, farinha de trigo, pipoca, pó de café e outros elementos.

Confecção do tapete no dia de Corpus Christi em Santana de ParnaíbaA confecção do tapete no dia de Corpus Christi em Santana de Parnaíba é tradição/ Foto: SECOM/Santana de Parnaíba

A primeira atividade do dia de Corpus Christi, é a confecção do tapete de aproximadamente 850 metros de extensão, com início programado para às 6h da manhã.

O tapete será ilustrado com cenas bíblicas, os objetos e os símbolos da igreja católica, que serão retratados na montagem do tapete. Entre essas cenas estão o “Corpo e Sangue', o “Sacramento do Amor”, o “Espírito Santo”, “Emaús”, o “Pão da Vida”, “Agnus Dei”, “Maternidade de Maria”, “Santa Eucaristia”, “Infância e Adolescência Missionária” e a padroeira da cidade, “Santa Ana”.

Paralelamente à confecção do mega tapete, haverá uma programação com missa já às 7h, no palco montado próximo à Praça 14 de Novembro (mesmo local da Missa Campal das 15h, com Dom Vicente Costa - bispo da Diocese de Jundiaí).

Tradição na cidade 

Além da celebração, o evento terá praça de alimentação, feira de artesanato e programação especial. A tradicional Festa de Corpus Christi atrai moradores e turistas para as ruas de Santana de Parnaíba, e costuma reunir, em um só dia, mais de 30 mil visitantes. 

A tradicional Festa de Corpus Christi atrai moradores e turistas para as ruas de Santana de ParnaíbaO Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo/Foto: Divulgação

Programação Corpus Christi 2024

6h - Início da confecção dos tapetes (ruas do Centro Histórico)

7h - Oração das Laudes (palco)

8h - Terço Mariano (palco)

9h - Missa com Padre Marcelo Augusto (Igreja Matriz)

10h30 - Palestra: Eucaristia , o coração da comunidade cristã (seminarista Bruno Medraño - palco)

12h - Missa com Padre Raphael Casaca (palco)

14h - Coroação de Nossa Senhora pelos coroinhas e acólitos (palco)

15h - Missa Campal com Dom Vicente Costa, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes (Praça 14 de Novembro, Centro Histórico)

17h - Show de evangelização (palco)

 

    

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

caso em investigação

Delegado não descarta crime em morte suspeita de cantor Nahim

O corpo do cantor foi encontrado sozinho por funcionário de uma empresa de telefonia que fazia instalação na local

MELHORIAS NA GRANDE SP

Obras: veja fotos de como ficará a Praça Nicola Vivilechio em Taboão da Serra

A Praça Nicola Vivilechio, ponto de encontro da cidade, passa por obras de revitalização; projeção é que o local seja reinaugurado em novembro deste ano

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter