Publicidade

X

Automotor

Além das medidas

Vanessa Zampronho

Publicado em 06/07/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O modo 4H (4x4) pode ser acionado em andamento até os 90 km/h; o 4L (a reduzida), somente com o veículo parado / /António de Sousa Pereira/Absolute Motors/Portugal

Depois de dar as caras no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2018, a nova geração do Jimny chegará às concessionárias brasileiras ainda este ano, importada do Japão. No Brasil, será denominada Jimny Sierra e virá com um motor aspirado 1.5 16V a gasolina que, na Europa, rende 102 cavalos - como a gasolina brasileira é misturada com etanol, a potência ficará em 108 cavalos - a 6 mil rpm e torque de 13,3 kgfm a 4 mil (no Brasil, 14,1 kgfm). O modelo terá opções de câmbio manual de 5 velocidades ou automática de 4. A tração é 4WD com possibilidade de utilização apenas frontal ou 4x4 reduzida.

O estepe, com roda e pneu iguais às demais, colocado no exterior da tampa do porta-malas, reforça o estilo aventureiro. Sua aparência, a um só tempo, clássica e moderna, combina linhas quadradas com alguns elementos puramente redondos. O resultado é um estilo sedutor, que transmite uma agradável sensação de robustez.

No interior, o painel de instrumentos, com a sua moldura quadrada, mostradores redondos e aspecto tradicional, tem seu estilo reproduzido em toda a parte dianteira, com destaque para as saídas de ventilação redondas. Todos os plásticos são duros, contudo, a montagem é bem elaborada e os equipamentos de série, generosos, no plano do conforto e, especialmente, da segurança. Nesse aspecto, destacam-se a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, o dispositivo de fadiga do condutor, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem e o sistema de leitura de sinais de trânsito.

O porta-malas, com todos os assentos em uso, é meramente simbólico - não disponibiliza mais do que 85 litros. Com o rebatimento do banco traseiro divido na proporção 50/50 (e de operação extremamente simples), já dá para transportar os pertences para um fim de semana a dois, ou até um pouco mais. As costas do banco traseiro são reguláveis em seis posições de inclinação, o que serve para ampliar um pouco o espaço no porta-malas sem reduzir a capacidade de passageiros.

No novo Jimny, a posição de dirigir é correta. Os bancos são finos e não oferecem mais do que as regulações mínimas, embora contem com um apreciável apoio e sejam cômodos, mesmo em deslocações mais prolongadas. O volante é regulável apenas em altura, porém, é agradável de se usar. A ampla superfície envidraçada permite ter uma boa noção espacial do veículo e daquilo que o rodeia. Quando se pretende transportar passageiros nos lugares traseiros, o acesso ao banco posterior obriga a alguma ginástica. Somente o banco passageiro é rebatível e não dispõe de memória de posição. Por isso, precisa ser reajustado longitudinalmente sempre que alguém tem que entrar ou deixar os lugares posteriores. O espaço disponível atrás nem é assim tão exíguo, entretanto, os bancos são finos e oferecem reduzido apoio para as pernas, devido a um assento muito curto.

A configuração 4You do Jimny Sierra é equipada com retrovisores externos com regulagem elétrica, ar-condicionado manual, bancos traseiros bipartidos (50/50), coluna de direção com ajuste de altura, comandos de áudio no volante, porta USB no console central, sistema de entrada keyless, travamento das portas e dos vidros elétricos.

Já a versão de topo de linha 4Style agrega acendimento automático dos faróis, ajuste de farol manual, ar-condicionado digital automático, piloto automático e volante revestido em couro. O sistema de infoentretenimento oferece tudo o que se exige, mas sua operação é um tanto complexa. Em movimento, por vezes, se torna complicado acessar às funcionalidades pretendidas.

(António de Sousa Pereira/Absolute Motors/Portugal para a Agência AutoMotrix/colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter