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O iEV 60 será o maior SUV elétrico da JAC no Brasil
O iEV 60 será o maior SUV elétrico da JAC no Brasil
Foto: Divulgação

Elétrons em ação

SUSTENTÁVEL. JAC Motors trará da China uma linha com cinco veículos 100% elétricos - três SUVs, uma picape e um caminhão leve de seis toneladas

A JAC Motors irá trazer ao Brasil cinco modelos de sua linha de elétricos: o iEV 20, compacto de entrada com 320 quilômetros de autonomia, os SUVs iEV 40 e iEV 60, a picape cabine dupla iEV 330P e o caminhão leve de seis toneladas, o iEV 1200T. De quebra, a JAC passa a oferecer também o modelo 100% zero emissões mais barato do país: o iEV 2, que custa R$ 119.900.

Todos os modelos elétricos da JAC que estarão disponíveis no mercado brasileiro trazem baterias de íon-litium com sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado e outros equipamentos exclusivos. Um deles é o i-Pedal, sistema similar ao oferecido no Nissan Leaf e que funciona como um freio-motor, a exemplo dos caminhões. Quanto o motorista tira o pé do acelerador, o carro desacelera gradualmente, acendendo as luzes de freio e fazendo a regeneração da carga da bateria.

No painel, o display de leds traz escala gráfica com o consumo instantâneo, que permite ao motorista monitorar seu modo de guiar e gerenciar a duração da bateria. Além disso, os carros têm sistema de telemetria ativo com monitoramento à distância pela central da JAC, que permite a checagem do nível da bateria e orienta o motorista quando estiver abaixo do recomendável e agendar e prevenir reparos. O carro não vem com o carregador de parede. Para isso, a JAC informou que tem uma parceria com a EDP Brasil, que fornece o tal carregador, o Wall Box. Ele custa
R$ 8 mil e uma carga completa dura cerca de 14 horas, em média. Para recargas em qualquer outro lugar, o comprador pode usar o cabo de carregamento portátil - se ele escolher, no momento da compra, por esse opcional, disponível por R$ 3.990.

Entre os automóveis que a JAC trará ao Brasil, o mais popular certamente será o iEV 2. Ele tem 3,7 metros de comprimento, apenas 10 centímetros a mais que o pequeno Renault Kwid, e altura de 1,5 metro, pouca coisa a mais que o compacto da marca francesa. Por ser leve, sua autonomia pode chegar a até quatrocentos quilômetros no modo econômico de direção e as baterias têm 41 kWh de capacidade máxima. O motor tem potência máxima de 50 kW, o que equivale a 68 cavalos. No modo econômico, a velocidade máxima não passa dos 63 km/h, caso o motorista queira atingir a autonomia máxima de quatrocentos quilômetros, a um custo médio da energia de R$ 23,65 para rodar essa distância. No modo Sport, com desempenho total, a velocidade máxima sobe para 113 km/h, mas a autonomia cai para trezentos quilômetros.

O modelo de entrada entre os elétricos da JAC é baseado no subcompacto J2, com motor a combustão. O painel tem quadro de instrumentos digital com dois mostradores: temperatura do motor e nível do "tanque", isso é, graduação e percentual da carga das baterias. Ao centro dos dois elementos, um grande mostrador digital exibe a velocidade instantânea. Abaixo, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo, que, dentre outras funções, fica exibindo instantaneamente a direção da carga - se é das baterias para as rodas, nas acelerações, ou das rodas para as baterias, nas desacelerações.

O "irmão maior" do modelo 20, o iEV 40, é sucesso de vendas na China e tem autonomia de até 300 quilômetros. O motor tem 115 cavalos de potência e acelera de zero a 50 km/h em menos de 4 segundos. O preço sugerido é de R$ 153.500. A base para esse modelo foi o JAC T40. A carroceria tem 1,56 metro de altura, 1,75 metro de largura e o porta-malas tem capacidade cúbica de 450 litros. Acima dele estará o iEV 60, que será o maior SUV elétrico da JAC no Brasil, mas só será disponibilizado no país em 2020. (Leonardo Doca, da Agência Transporta Brasil/especial para a Agência AutoMotrix)

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