últimas notícias

Sem fazer fumaça

A evolução do ônibus elétrico Mercedes-Benz eCitaro é o destaque da Daimler Buses

Na Busworld 2019, maior salão especializado em ônibus do mundo - realizado em Bruxelas, na Bélgica, de 18 a 23 de outubro -, a alemã Daimler Buses demonstrou novos produtos e tecnologias sustentáveis para o transporte público. O eCitaro, ônibus elétrico produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim, na Alemanha, foi destaque em duas categorias: "Prêmio Ônibus Sustentável 2020" e "Selo Conforto 2019".

Segundo a Daimler, o eCitaro oferece aos gestores e operadores a oportunidade de adequar suas frotas para operações com baixo índice de emissões. Esses ônibus movidos à eletricidade por bateria proporcionam um transporte público ecologicamente correto, contribuindo para uma melhor qualidade do ar e para melhores condições de vida nas cidades. Os ônibus eCitaro estão sendo continuamente aperfeiçoados para melhor operação nas cidades e já estão operando em Berlim e Hamburgo, na Alemanha, Oslo, na Noruega, e Ystad, na Suécia. Além disso, outros países, como Luxemburgo e Suíça, já fizeram encomendas. Mais entregas devem ser feitas ainda em 2019, atingindo assim o número de três dígitos pela demanda de ônibus elétricos Mercedes-Benz.

Em 2020, o ônibus elétrico da Mercedes-Benz ganhará uma nova versão: o eCitaro G, um articulado com capacidade de transporte para cento e quarenta e cinco pessoas. No segundo semestre, o eCitaro poderá rodar com baterias de estado sólido. Já em 2021, será lançado um modelo com baterias da próxima geração. A partir de 2022, os ônibus elétricos Mercedes-Benz terão célula de combustível à base de hidrogênio, o que fornecerá eletricidade à bateria de alta voltagem. Essas soluções futuras levarão ao aumento da autonomia operacional dos ônibus. O eCitaro é compatível com todas as tecnologias de recarga mais comuns. Além da carga de 150 kW via cabo, uma carga rápida de cerca de 300 kW estará disponível por meio de pantógrafo até o final de 2019.

Já que a eletrificação das frotas de ônibus requer consideráveis mudanças nas operações de transporte, a Daimler Buses se propõe a fazer o acompanhamento dos clientes com uma abordagem abrangente de consultoria personalizada conforme suas necessidades. As equipes de "e-Mobility-Consulting" da Daimler Buses levam em consideração a extensão da linha, o volume de passageiros, necessidades quanto à energia, cálculos de autonomia e gestão de carga. (por Luiz Humberto Monteiro Pereira/ Agência AutoMotrix)

Comentários

Tops da Gazeta