últimas notícias

Automotor

O Concept EQA vai dar origem ao primeiro compacto elétrico
O Concept EQA vai dar origem ao primeiro compacto elétrico
Foto: Malagrine Estúdio

No rastro da eletricidade

A Mercedes-Benz lança o utilitário elétrico EQC 400 4Matic, exibe o conceito EQA e apresenta os AMG A 35 Sedan, AMG CLA 35 e o GLE 400 d 4Matic

Nos últimos anos, a Mercedes-Benz tem apostado na eletrificação. A marca também produz híbridos plug-in, combinando motores a combustão com elétricos que podem ser carregados em tomadas, ainda não disponíveis no país. Um lançamento recente foi EQC 400 4Matic, o primeiro veículo totalmente elétrico da marca alemã comercializado no Brasil.

Baseado na plataforma do utilitário esportivo GLC, o EQC 400 4Matic chega ostentando um design singular e uma autonomia superior a 440 quilômetros. Com seus 4,76 metros de comprimento, 2,09 metros de largura, 1,62 metro de altura, 2,87 metros de entre-eixos e um peso líquido de 2.495 quilos, o SUV elétrico conta com dois motores assíncronos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro, com uma potência combinada equivalente a 408 cavalos e um torque máximo de 77,5 kgfm. Com a tração nas quatro rodas para um melhor desempenho dinâmico, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 5,1 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h, limitada eletronicamente. A Mercedes-Benz oferece um pacote completo de serviços, como garantia estendida para três anos incluindo manutenção pelo mesmo período. Apesar de só começar a ser entregue a partir de junho, o EQC 400 4Matic já pode ser encomendado nas concessionárias, por R$ 477.900.

Macaque in the trees
O AMG CLA 35 é um cupê esportivo com motor 2.0, câmbio de 7 marchas e tração nas quatro rodas

O EQA ainda não está à venda - trata-se de um veículo conceitual que dará origem ao primeiro modelo compacto totalmente elétrico da marca. Equipado com dois motores, o modelo oferece um sistema de partida que pode chegar a 200 KW, graças ao sistema de escapamento das baterias e a tração permanente nas quatro rodas, proporcionando um desempenho dinâmico. Com uma tecnologia avançada, o veículo alcança cerca de 400 quilômetros. É produzido com fibras a laser, um design luminoso em forma de espiral que sublinha todo o veículo.

Os outros três novos modelos ainda são movidos por combustível fóssil. O mais "acessível" dos três é o novo Mercedes-AMG A 35 Sedan 4Matic, que custa R$ 293.900. Equipado com um novo motor a gasolina de 2,0 litros turbo e quatro cilindros, proporciona a alta performance habitual dos produtos do portfólio AMG. O sedã acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Em seu interior, o cockpit digital de 10 polegadas oferece conectividade e qualidade de materiais combinados com o sistema de multimídia MBUX, o conhecido "Hey, Mercedes".

O Mercedes-AMG CLA 35 4Matic, que custa R$ 299.900, é um cupê esportivo com o mesmo motor 2.0 turbo do AMG A 35 Sedan 4Matic. Com transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades, tração nas quatro rodas e controle da tração, o esportivo faz de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. No interior, o Head-Up Display projeta as informações e transforma o para-brisa em um cockpit digital, proporcionando uma visão direta das principais informações. O painel é composto por duas telas de 10,2 polegadas cada, sendo a tela central sensível ao toque.

Dentro do prestigiado segmento de utilitários esportivos com motor a diesel, o novo Mercedes-Benz GLE 400d 4Matic tem tecnologia de emissões compatível com a diretiva europeia Euro 6 e levou nota A em emissões pelo Programa Brasileiro de Eficiência Energética, do Inmetro, com motor de 3,0 litros e seis cilindros. Mais conectado, o novo GLE também conta com a tecnologia MBUX, com uma tela de 12,03 polegadas "touchscreen". Todavia, o preço não permitirá que se torne um SUV muito fácil de se encontrar nas ruas - custa R$ 465.900, quase o mesmo preço do EQC 400 4Matic.

 

Galeria de Fotos

O AMG CLA 35 é um cupê esportivo com motor 2.0, câmbio de 7 marchas e tração nas quatro rodas - Malagrine Estúdio
O EQC 400 4Matic é um SUV elétrico com autonomia de 440 km - Divulgação

Comentários

Tops da Gazeta