Publicidade

X

RENOVADO

Para deslanchar HB20 renova

O HB20S incorpora tecnologias autônomas, mas demora a embalar nas vendas

RICARDO

Publicado em 22/02/2020 às 01:00

Atualizado em 14/04/2021 às 14:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Hyundai HB20S 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus / /Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Houve um tempo em que os sedãs compactos eram vistos como o "degrau seguinte" de quem começava a vida adulta dirigindo um hatch e precisava de mais espaço para bagagens. Com o alastramento da "epidemia de utilitários esportivos" nas ruas nacionais, os compactos de três volumes perderam tal primazia, como o HB20S, atualizado junto com a linha de compactos da Hyundai, de acordo com a recente corrente de design da marca sul-coreana, denominada como "Esportividade Sensual". O novo estilo trouxe como principal inovação visual uma grade trapezoidal que mistura linhas retas e curvas. Ao lado da grade, os amplos faróis têm light guide em led. A traseira do sedã evoca o conceito de fastback - o teto se prolonga continuamente até o porta-malas, sem angulações. Se a nova grade não reedita a ampla aceitação do modelo anterior, a principal aposta do novo HB20S está no bom nível de equipamentos - principalmente na versão topo de linha do sedã, a 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus, oferecida por R$ 81.290.

As versões mais completas do HB20S, Diamond e Diamond Plus, trazem ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, troca de marchas por alavancas no volante (Smart Shift) e sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor. Exclusivos da versão de topo Diamond Plus, os sistemas de alerta e frenagem autônoma (funciona em velocidades até 50 km/h) e de alerta de mudança de faixa são tecnologias inéditas no segmento. Completam a lista os controles de tração e estabilidade (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM). Além disso, toda a linha HB20 conta com cinto de três pontos para todos os ocupantes, encosto de cabeça no banco traseiro, fixação Isofix, dois airbags frontais e dois laterais. O sistema BlueMedia tem visual flutuante e tela de 8 polegadas.

Macaque in the trees
O motor do novo HB20 tem três cilindros, com 120 cavalos de potência e câmbio automático de seis velocidades

Em termos de motorização, o Hyundai HB20 1.0 TGDI 12VFlex Diamond Plus traz o inédito e moderno três cilindros 1.0l Turbo GDI, que entrega 120 cavalos de potência a 6 mil rpm. Com injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), trabalha sempre em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades. Seu torque máximo de 17,5 kgfm está disponível a partir de apenas 1.500 rpm. De acordo com o Inmetro, o consumo do HB20S com o motor 1.0 TGDI e o recurso start-stop - disponível somente nas versões Diamond e Diamond Plus - é de 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e de 8,8 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada, com etanol.

Se em termos de equipamentos e de motorizações a linha 2020 do HB20 não deixa a desejar em relação à concorrência, o design da grade pode efetivamente estar causando algum estranhamento. Isso ajudaria a explicar porque o hatch, que no modelo anterior tornou-se vice-campeão brasileiro de vendas em 2016, 2017 e 2018 e ficou em terceiro lugar em 2019, com média de 8.466 mensais, em janeiro deste ano, já com a "cara nova", apareceu em um discreto quinto lugar, com 6.555 emplacamentos.

Caso, de fato, o design da nova grade represente um problema, talvez seja superado com o tempo - há vários precedentes na história automotiva de modelos que enfrentaram restrições iniciais e depois, mesmo sem mudanças, se tornaram grandes sucessos. No entanto, também há registros de designs rejeitados pelo público que foram mudados rapidamente para recuperar a atratividade. Um exemplo clássico ocorreu em 1998, quando foi lançado no Brasil um Toyota Corolla com faróis redondos e uma inusitada grade cheia de buracos redondos, que lembrava bastante um ralador de coco. Como as vendas despencaram, foi substituído no mesmo ano por um modelo com visual frontal mais ortodoxo. O certo é que, na nova geração do i20 - compacto da Hyundai para o mercado europeu e asiático, com estreia prevista para o Salão de Genebra, em março -, a marca sul-coreana já adiantou que apresentará uma grade de linhas mais angulosas. Se a Hyundai achar necessário, o estilo do novo i20 poderá muito bem servir de inspiração para um futuro "facelift" da linha HB20.

Macaque in the trees
Hyundai HB20S 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus

Tecnologias em ação

A versão “top” Diamond Plus do HB20S exibe uma performance dinâmica bastante satisfatória, proporcionada pelo “powertrain” moderno, composto pelo motor 1.0 Turbo GDI e o câmbio automático de 6 velocidades com borboletas no volante. O carro acelera sempre com vontade, porque o torque máximo aparece com toda a disposição em qualquer giro. As passagens de marchas do câmbio são precisas e discretas, permitindo que o sedã ganhe velocidade rápida e progressivamente. E a possibilidade de mudar as marchas manualmente por meio de borboletas posicionadas atrás do volante facilita a tarefa de obter um comportamento mais responsivo do conjunto. O sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor auxilia na economia de combustível, especialmente no “anda e para” do trânsito das grandes cidades. Outro destaque é a balanceada direção eletricamente assistida.

Revela-se adequadamente leve para as manobras de estacionamento e mais firme nas velocidades altas, o que transmite ao motorista a sensação de controle da situação.

Em termos de suspensão, o acerto é preciso e o sedã faz curvas de forma equilibrada, sem “jogar” a traseira ou adernar excessivamente. Nas freadas bruscas, novamente o modelo da Hyundai esbanja eficiência, com muito equilíbrio.

Exclusivos da versão Diamond Plus, os sistemas de auxílio ao motorista, como o alerta de mudança de faixa e os sistemas de alerta e frenagem autônoma – capazes de, em caso de impacto iminente, parar o carro sozinho a até 50 km/h ou diminuir o impacto acima desse limite, mesmo que o motorista continue acelerando –, se mostram bastante efetivos e dão conta do recado.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AGORA É LEI

Cidade de SP aprova cadastro profissional para pessoas com deficiência

Objetivo da lei, de autoria do vereador Adilson Amadeu, é a de centralizar e facilitar a busca de emprego de pessoas com algum tipo de deficiência na Capital

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter