A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 05 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Versão com diversão

29/02/2020 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Honda HR-V Touring

Honda HR-V Touring | /Luiz Kreitlon/AutoMotrix

Depois de ser apresentado mundialmente em 2014, o Honda HR-V chegou ao Brasil em março de 2015. Em 2019, o HR-V teve uma média de 4.124 unidades mensais, se posicionando atrás dos Jeep Renegade e Compass, do Hyundai Creta e do Nissan Kicks - no ano, emplacou 28% a menos que o líder do segmento, o Renegade. Para tentar reconquistar posições no ranking dos SUVs, a linha 2020 do HR-V trouxe como principal novidade a volta da versão Touring. Porém, seu preço inicial de R$ 139.900 não insinua que o HR-V Touring tenha como objetivo ser um "puxador de vendas" da linha de utilitários esportivos da Honda. A função do Touring é mostrar que ele pode ser um carro instigante e reforçar a esportividade do restante da linha, que inclui as configurações EXL, EX e LX - essas sim com a responsabilidade de "engrossar" os volumes de emplacamentos do modelo.

Continua depois da publicidade

É sob o capô dao HR-V Touring que está a razão de existir da versão: o motor 1.5 turbo a gasolina, também adotado na configuração homônima do sedã Civic. Utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC). É acoplado à transmissão continuamente variável (CVT) com 7 marchas simuladas e com função "kick down", que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso. Para se adequar ao novo nível de desempenho do motor 1.5 turbo, a versão Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a adoção da tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque ao modelo.

Em termos estilísticos, o Touring ostenta o mesmo "sorriso metálico", aquela larga barra cromada que se estende até os faróis alongados. Os faróis principais e de neblina são full-led e a grade frontal tem acabamento em black piano. O teto solar panorâmico é o primeiro do tipo oferecido em um modelo da Honda no Brasil e a antena em formato de barbatana de tubarão também é exclusiva da Touring. As rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17 são as mesmas em todas as opções do HR-V. Na traseira, o logotipo "Turbo" e o sistema de escapamento em inox com duas saídas são os diferenciais de estilo.

A atual topo de linha incorporou o acionamento do motor por botão de partida e o Smart Entry, que permite a abertura do carro sem o uso da chave, por aproximação. De acordo com a cor externa, o interior da Touring tem a opção de acabamento em cinza claro ou em preto para os bancos - revestidos em um material sintético que simula couro -, laterais de porta, console central e painel. Sensores de chuva e retrovisor fotocrômico automático são de série. Equipado com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o modelo oferece câmera de ré - com três modos de visualização - e o bem bolado sistema Honda LaneWatch, que amplia consideravelmente o ângulo de visão do motorista ao exibir na tela do multimídia imagens de uma câmera instalada na borda externa do retrovisor direito quando o motorista aciona a seta ou pressiona um botão na alavanca. A central multimídia "touchscreen" de 7 polegadas, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, tem navegador GPS integrado ao sistema.
Além das pequenas "mordomias" de série em toda a linha HR-V, a Touring acrescenta ar-condicionado digital "touchscreen", volante e bancos revestidos em couro, airbags laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, central multimídia de 7 polegadas com navegador integrado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e função tilt down - que abaixa automaticamente o espelho do lado direito quando se engata a marcha a ré.

Continua depois da publicidade

Em termos de aproveitamento de espaço, a atração do HR-V vem de série - é o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat. Oferece três modos de utilização: o Utility permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens, o Tall proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo e o Long é ideal para o transporte de volumes compridos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro. Quando vem na cor de carroceria Branco Tafetá, a do modelo avaliado, a Touring traz interior em um tom de cinza claro - que é bastante elegante e amplia a sensação de espaço interno em relação ao revestimento em preto. No entanto, ao mesmo tempo, é mais fácil de se sujar. (Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados