últimas notícias

Automotor

Jeep Renegade Trailhawk
Jeep Renegade Trailhawk
Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Renegade mais off-road

Trailhawk evoca off-road para manter o Renegade como o SUV mais vendido do Brasil

Desde seu lançamento em 2015, o Renegade caiu no gosto do público brasileiro: foram mais de 254 mil unidades vendidas. O modelo brigou pela liderança nacional do segmento até 2018, quando conquistou o primeiro lugar no ranking de vendas de SUVs. Em 2019, vendeu 68.737 unidades, que lhe renderam o posto de nono automóvel mais vendido do país. Na linha Renegade, a configuração "top" Trailhawk, com motor a diesel e tração 4x4, é a mais cara, custa a partir de R$ 145.990.

O Renegade pouco se diferencia do modelo apresentado em 2015. No final de 2018, recebeu ligeiros retoques no para-choque, na grade e nos faróis de neblina. Os faróis de leds substituíram os de xenônio nas versões Trailhawk e Limited e os de neblina também receberam leds. O porta-malas ganhou uma maçaneta externa, que torna a abertura mais fácil. Dentro, uma inovação relevante foi a substituição do pequeno multimídia anterior pelo sistema com tela de 8,4 polegadas Uconnect, que usa interfaces Android Auto e Apple CarPlay para acessar aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze, e de música, como Spotify e Deezer. O multimídia ainda permite acessar as funções do ar-condicionado remotamente, por toques no monitor ou por comandos de voz. Nas configurações Trailhawk e na Limited, o Renegade tem sete airbags de série. Emblemas "Trail Rated 4x4", próximos às colunas frontais, e "Trailhawk" e "4x4 diesel", na tampa do porta-malas, se encarregam de explicitar que se trata da versão "top" do Renegade.

Macaque in the trees
O Renegade Trailhawk tem 1,72m de altura e suspensão independente nas quatro rodas, que absorve as irregularidades

A configuração Trailhawk é a mais aproxima de tudo que se espera de um Jeep. É mais elevada que as outras versões e tem 21,2 centímetros em relação ao solo. Na remodelação de 2018, a parte inferior do para-choque dianteiro foi redesenhada para ampliar o ângulo de entrada de 27 graus para 30 graus. O motor turbodiesel 2.0 trabalha acoplado a um moderno câmbio automático de 9 marchas e dispõe de um sistema de tração com opções 4x2, 4 x4, 4 x4 com reduzida e 4x4 com bloqueio do diferencial. O conjunto gera 170 cavalos a 3.750 rpm e o elevado torque de 35,7 kgfm está disponível já em 1.750 giros. O Jeep Active Control oferece configurações selecionáveis para neve, areia, lama e pedra, que adaptam a performance do motor e do câmbio, e um modo automático alternando a tração entre frontal e integral, de acordo com a demanda.

O simpático teto solar panorâmico é o único opcional da versão e aumenta expressivamente a interação com o ambiente de quem está a bordo - contudo, acrescenta R$ 8.200 aos R$ 145.990 iniciais do modelo. As cores sólidas agregam R$ 1.650 e as perolizadas somam R$ 2.300 à fatura. Ou seja, com teto solar panorâmico e em cor perolizada, o Jeep Renegade Trailhawk beira os R$ 156 mil - quase o dobro dos R$ 79.290 iniciais da versão STD 4x2 com motor flex. Uma matemática que ajuda a explicar por que a versão Trailhawk do Renegade não está entre as mais vistas pelas ruas brasileiras.

Não é difícil de se encontrar uma boa posição de dirigir no Renegade Trailhawk - além do banco do motorista ser bem ergonômico, os ajustes elétricos de altura e lombar e as regulagens de altura e profundidade do volante ajudam bastante. Na frente, há bom espaço para pernas e cabeça, e atrás, duas pessoas viajam confortavelmente. O revestimento interno mescla superfícies rígidas e emborrachadas, com materiais que aparentam qualidade. O Trailhawk aposta em detalhes em vermelho no contorno das entradas de ar, das caixas de som e do console central.

A versão é bem dotada de porta-objetos, todos bem eficientes. O volante é multifuncional e os comandos no console são de fácil manuseio. O multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas oferece comandos vocais via Android Auto ou Apple CarPlay. O carro conta com revestimento parcialmente em couro nos bancos, sensores de luminosidade e de chuva, ar-condicionado automático duplo e sete airbags. Os característicos detalhes irreverentes - que a marca chama de "easter eggs" -, como o desenho de um pequeno jipe no canto do para-brisa ou o mapa em baixo relevo no console, surpreendem e encantam quem entra pela primeira vez no carro. Quem se dispuser a procurar, descobrirá outros "easter eggs" - até dentro do pequeno porta-malas de 260 litros.

Macaque in the trees
O emblema "Trail Rated" perto das colunas frontais mostram que o Trailhawk é a versão top do Jeep Renegade

Das ruas para as trilhas

O motor Multijet 2.0 turbodiesel de 170 cavalos tem força de sobra para mover os 1.674 quilos do menor modelo da Jeep. Nas acelerações, o câmbio automático de 9 velocidades aproveita os bons recursos do motor – não há “buracos” e o nível de vibração é reduzido. Os “paddles shifts” no volante para troca manual de marchas permitem explorar mais a esportividade do modelo. O indefectível ronco dos motores a diesel é até discreto, mas se faz notar. No uso urbano e rodoviário, a percepção é que a carroceria rola pouco, apesar do 1,72 metro de altura do modelo. A direção com assistência elétrica é como todas devem ser: leve nas manobras e precisa conforme aumenta a velocidade. Mesmo em uma “tocada” mais veloz e em trechos sinuosos, o carro dá a sensação de estar sob controle.

Nas trilhas, a tração com reduzida e diferentes modos oferecidos permitem ao SUV transpor obstáculos com desembaraço. A suspensão independente nas quatro rodas absorve as irregularidades. Controle de estabilidade, de tração e de reboque e sistema anticapotamento ajudam a manter tudo sob controle. As rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto ajudam a encarar pisos esburacados. Para agradar a quem curte o off-road, a versão Trailhawk vem com o estepe de uso temporário e com o mesmo conjunto de rodas e pneus do carro. Outra exclusividade é a opção Rock (pedra) entre os modos de condução off-road, para encarar pisos pedregosos. O Renegade Trailhawk é um modelo que dá para se levar a qualquer lugar, e a versão “top” equilibra capacidade off-road com uma dirigibilidade amistosa.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta