últimas notícias

Automotor


Foto: Divulgação

Admirável mundo novo

Com a nova R 18, a BMW Motorrad entra em alto estilo no segmento das cruisers

A R 18 marca a entrada da BMW no segmento de cruisers, e oferece um design altamente favorável à customização - uma premissa surgida desde as fases iniciais do design do layout básico da motocicleta. Ela chega às concessionárias europeias no segundo semestre, por 22.990 euros.

A peça central da nova R 18 é um motor boxer de dois cilindros recentemente desenvolvido. Tanto sua aparência impressionante quanto sua tecnologia refletem a continuação dos tradicionais boxers refrigerados a ar que ofereceram uma experiência inspiradora de pilotagem. O mais potente motor boxer de dois cilindros já usado na produção de motocicletas tem 1.802 cc. De acordo com a BMW, seu mais novo produto acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.

Os elementos de suspensão da BMW R 18 dispensam deliberadamente as opções de ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central montado diretamente com amortecimento dependente do deslocamento e pré-carga de mola ajustável garantem um controle superior das rodas e um conforto da suspensão. O diâmetro do tubo do garfo é de 49 mm, enquanto o curso da suspensão é de 120 mm na frente e 90 mm na traseira. O novo sistema de freios consiste em um disco duplo na frente e um único disco na traseira em conjunto com pinças de quatro pistões fixas. As rodas com raios tradicionais garantem uma aparência extremamente elegante. Nos reservatórios de fluido, no velocímetro e em outros pontos da R 18 aparece a inscrição "Berlin Built" (construída em Berlim), a cidade na qual, desde 1969, a marca alemã produz a maioria de suas motos.

A R 18 oferece três modos de pilotagem padrão "Rain", "Roll" e "Rock", para poder se adaptar às preferências do piloto. De série, também inclui ASC (Controle de Estabilidade Automático, desengatável), o que garante um alto nível de segurança na pilotagem. Além disso, a nova R 18 é equipada com controle de torque de arrasto do motor (MSR). Entre outras opções, uma assistência à ré torna as manobras convenientes, enquanto a função Hill Start Control facilita as subidas.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta