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O Jeep Wrangler Rubicon se sai muito bem fora da estrada
O Jeep Wrangler Rubicon se sai muito bem fora da estrada
Foto: Divulgação

Radical por natureza

A Jeep traz para o Brasil o Wrangler Rubicon, a versão mais furiosa do herdeiro do jipe desenvolvido para os Aliados da Segunda Guerra Mundial

Modelo mais fiel às "feições" do famoso jipe CJ, desenvolvido para os Aliados combaterem os nazistas na Segunda Guerra Mundial nos desertos da África, o Jeep Wrangler está na sua quarta geração. Agora, o Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) traz para o Brasil a versão Rubicon do seu veículo de produção com a maior capacidade off-road, que é produzido desde 1987 na fábrica original da Jeep em Toledo, Ohio (Estados Unidos). A configuração foi mostrada antecipadamente no ano passado no Jeep Experience Territory, evento itinerante realizado em oito cidades brasileiras. A versão Wrangler Rubicon chega com preço sugerido de R$ 419.990.

A Rubicon é a representação máxima da marca Jeep. A versão chegou ao Wrangler em 1997 em homenagem à Rubicon Trail. A trilha da Califórnia, ao sul do Lake Tahoe, tem extensão de aproximadamente 35 quilômetros e é considerada uma das pistas mais técnicas de condução off-road dos Estados Unidos. A Rubicon encara o trajeto sem a necessidade de qualquer preparação, exatamente como sai da concessionária. Todo o Wrangler já "nasce" com o selo Trail Rated, que garante sua capacidade off-road, ao atender as exigências da Jeep em cinco quesitos: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.

Macaque in the trees
O motor do Jeep Wrangler é um 2.0 turbo DOHC com transmissão automomática de oito marchas, com trocas suaves e rápidas

O Wrangler Rubicon Unlimited é equipado com o motor 2.0 DOHC turbo totalmente novo com 272 cavalos de potência e 40,7 kgfm de torque. O propulsor é integrado à transmissão automática de 8 marchas TorqueFlite, com trocas mais suaves e rápidas, aprimorando a aceleração, entregando melhor desempenho em trilhas off-road e mais suavidade no asfalto. Dessa forma, a versão é a mais capaz da família no uso fora-de-estrada e traz como destaque o sistema 4x4 Rock-Trac com eixos Dana 44 de última geração e alto desempenho com relação reduzida de 4:1. Outros recursos exclusivos são o bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro Tru-Lok, a barra estabilizadora da frente com desconexão eletrônica, a suspensão 5 centímetros mais alta, os pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas e a proteção extra sob a carroceria contra o impacto com pedras.

Com uma capacidade de reboque de mais de 1,5 tonelada, o Wrangler Rubicon se mostra capaz em todas as situações, inclusive em áreas inundadas com até 76 centímetros de altura. Os ângulos de ataque (na frente) e de saída (atrás) são os melhores da categoria, com 44 graus e 37 graus, respectivamente. O conteúdo tecnológico é outro destaque da versão, como a central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas. O modelo conta com navegação GPS própria e conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Outra exclusividade no Wrangler são as Off-Road Pages. Essas telas passam informações como a inclinação lateral e longitudinal do veículo, o modo de tração selecionado, o grau de esterço da direção, as coordenadas geográficas e a altitude em relação ao nível do mar.

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A central multimídia tem GPS e se conecta com celulares

O Wrangler Rubicon tem ainda sensores frontais e traseiros, câmera de ré com linhas de grade dinâmicas e itens de tecnológicos como monitoramento de ponto cego e aviso de colisão frontal com alertas de frenagem ativa. A versão, assim como as outras do Wrangler, tem para-brisa dobrável e portas removíveis para a configuração à escolha do cliente. Os faróis full-led do Rubicon, com visual e estilo único, entregam maior visibilidade e segurança ao condutor. O Wrangler Rubicon está disponível nas cores Granite Crystal, Black, Bright White e Punk'n, essa, exclusiva da versão.

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