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Os novos Porsche 911 Targa 4 e 4S têm tração integral
Os novos Porsche 911 Targa 4 e 4S têm tração integral
Foto: Divulgação

Lindo, leve e solto

O verão europeu, que inicia em julho, abre as portas para os novos 911 Targa modelos 4 e 4S, completando a família do lendário esportivo da Porsche

Para pegar de cheio o verão europeu, que se inicia em julho, a Porsche completa seu trio de carros esportivos, seguindo o cupê e o cabriolet com a terceira versão de carroceria da nova geração do 911, com os modelos Targa 4 e Targa 4S com tração integral. O item de diferenciação do Targa permanece sendo o acionamento do sistema de teto automático, com larga barra de proteção anticapotagem (santantônio), uma asa móvel sobre os bancos dianteiros e uma janela traseira envolvente. O teto pode ser aberto ou fechado em 19 segundos. O carro é impulsionado por um motor boxer 3.0 de seis cilindros com dois turbo compressores - a configuração acelera de zero a 100 km/h em 4,2 segundos. No 911 Targa 4S, o motor permite atingir a marca de 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima do Targa 4 é de 289 km/h, enquanto o 4S pode chegar aos 304 km/h.

O desempenho aprimorado dos novos modelos acompanha o maior desenvolvimento da tração no eixo dianteiro. A unidade que reúne a embreagem e o diferencial é resfriada a água e tem discos de fricção reforçados para maior robustez e maior capacidade de carga. O sistema PASM (Porsche Active Suspension Management - gerenciamento ativo da suspensão) ajusta automaticamente as características de amortecimento em termos de conforto de rodagem e dirigibilidade para cada situação de condução e conta com dois mapas ajustáveis manualmente, Normal e Sport. Como as outras oito versões do Porsche 911, os modelos Targa são equipados de série com o modo Porsche Wet. Sensores montados nas caixas de rodas dianteiras são capazes de detectar água na superfície da via e, quando os volumes forem significativos, um sinal no cockpit recomenda ao motorista acionar manualmente o modo Wet.

A dinâmica do acerto de condução para o 911 Targa 4 inclui pneus 235/40 ZR montados em rodas de liga leve com 19 polegadas no eixo dianteiro e pneus 295/35 ZR em rodas de 20 polegadas no traseiro. O 4S é equipado com pneus 245/35 ZR em rodas dianteiras de 20 polegadas e pneus 305/30 ZR nas traseiras, de 21 polegadas. O exterior do 911 se caracteriza pelos elementos de design da geração de modelos 992. Comparado a seus antecessores, sua carroceria tem caixas de rodas significativamente mais pronunciadas na dianteira. Entre seus faróis de led, o capô traz um recuo pronunciado, remetendo ao estilo das primeiras gerações do 911. A traseira é dominada pelo defletor com extensão variável mais largo e pela barra luminosa integrada sem descontinuidade.

O interior do Targa é herdado do 911 Carrera e é caracterizado pelas linhas claras e retas de seu painel e pelos instrumentos embutidos. Os modelos 911 dos anos 70 foram a inspiração nesse aspecto. Ao lado do contagiros central, dois estreitos displays sem molduras ampliam as informações fornecidas ao condutor. Uma unidade de interruptores compacta com cinco botões para acesso direto a funções do veículo está colocada abaixo da tela central. Os itens de série do dispositivo incluem navegação online baseada em dados de tempo real fornecidos pelos sistemas de controle de tráfego, assim como o Connect Plus. Ainda não há previsão sobre quando os novos modelos chegam ao mercado brasileiro.

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