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Volkswagen Nivus
Volkswagen Nivus
Foto: Divulgação

Nivus é lançado em live

A Volkswagen faz 'live' e apresenta o Nivus, crossover compacto desenvolvido no Brasil

A Volkswagen do Brasil apresentou nesta quinta-feira, 28 de maio, por meio de uma "live", o seu lançamento mais importante para o mercado brasileiro neste ano: o Nivus. O marketing da marca alemã define o novo modelo como um CUV (Crossover Utility Vehicle), mas na prática o Nivus é um utilitário esportivo compacto com um estilo traseiro que remete aos cupês. Para reforçar a inovação, a fabricante apresentou um novo logotipo para a região.

O Nivus é montado sobre a Estratégia Modular MQB, a mesma do Polo e do Virtus. O carro oferece espaço interno para até cinco ocupantes. Tem 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,56 metros entre os eixos. O porta-malas tem capacidade para 415 litros. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos botões virtuais da grande "vedete" do modelo, o sistema de infoentretenimento e de funções essenciais do veículo, o VW Play.

Com três versões de acabamento, o Nivus terá sempre o motor 200 TSI (turbo), da família EA211, de três cilindros, flex e injeção direta de combustível. O propulsor entrega até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque abastecido com etanol, associado à transmissão automática de 6 velocidades. Conforme o plano de vendas da Volkswagen, o Nivus terá forte penetração no público jovem e ficará focado nos consumidores atuais de hatches e sedãs premium e de SUVs.

O Nivus foi desenvolvido no Brasil e com clínicas feitas com clientes. Com ele, a Volkswagen está promovendo sua maior ofensiva de produtos na América do Sul. Com linhas marcantes, o Nivus carrega no design uma das características que o diferencia dos utilitários esportivos compactos concorrentes. A queda rápida e fluida da coluna "C" (a traseira) é um dos destaques do estilo e que confere o seu jeito de cupê. As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados contribuem para um conjunto com pegada esportiva e jovial.

Os faróis, os auxiliares de neblina, as luzes de circulação diurna (DRL, daytime running light) e as lanternas são em led. Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. A parte traseira do Nivus é um dos destaques, com um elemento horizontal unindo as lanternas, formando uma peça única e elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral. Em cima, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

Na "live", a Volkswagen não entrou em detalhes técnicos como o preço de largada, que deve ficar em torno de R$ 85 mil, até o top de linha, por volta dos R$ 100 mil. Dentro da disputa interna por mercado, deverá existir uma diferença de cerca de R$ 5 mil para o T-Cross Comfortline em comparação ao Nivus mais completo. O novo e moderno Nivus certamente "roubará" vendas do T-Cross, o primeiro SUV da Volkswagen produzido no Brasil e que chegou ao mercado bem depois dos utilitários esportivos rivais no país.

Em termos de segurança, o Nivus incorpora equipamentos disponíveis somente em veículos de segmentos superiores. Entre eles, o Detector de Fadiga, o Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), Controle Eletrônico de Estabilidade e auxílio de partida em rampas e câmera de ré. O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. O Nivus vem equipado com o AEB (Autonomous Emergency Brake), que, ao identificar riscos de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma.

Lazer em alta

O VW Play é a “estrela da companhia”, sendo apresentado antes mesmo de o Nivus aparecer sem camuflagens para o público. A Volkswagen assegura que a central multimídia oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva. Com tela de 10 polegadas de alta resolução, sensível ao toque, antirriscos e com botões virtuais, a plataforma adota os mais modernos recursos de conectividade e garante uma série de serviços e streaming. Aliado ao painel digital, cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento. Trata-se de um “cockpit digital”, dotado de uma interface intuitiva e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante.

Junto com o Nivus, estreia ainda a VW Play App, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar vinte e cinco vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), Ubook (audiobook), Porto Seguro, Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são alguns parceiros. 

Em resposta provocativa à Chevrolet, que oferece Wi-Fi pago, a Volkswagen faz a pergunta via texto de apresentação do Virtus: “Se você já paga uma conta de celular ou de internet sem fio na sua residência, por que ter outra conta para a internet do seu carro?”. Assim, a Volkswagen habilitou o recurso de conexão com a internet do VW Play, por roteamento de celular ou por um Wi-Fi.

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