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Ford Ranger Storm
Ford Ranger Storm
Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Storm chega imponente

A Storm valoriza os aspectos mais off-road da Ford Ranger, que impressiona pelo tamanho

Em meio à redução generalizada das vendas automotivas causada pela pandemia da Covid-19, as picapes estão fazendo bonito. Impulsionados pela boa fase do agronegócio de exportação - que aumentou sua lucratividade com a brutal elevação da cotação do dólar -, os utilitários com caçamba foram o segmento automotivo menos impactado do Brasil nos meses de março, abril e maio. Um dos modelos que melhor aproveitaram essa tendência é a Ranger. Com as 1.400 unidades vendidas em maio, a picape média da Ford atingiu a sua maior participação da história, de 24,2%. De quebra, superou as vendas da Chevrolet S10 - que teve 1.267 emplacamentos no mês passado - e assumiu a vice-liderança do segmento, com uma diferença de apenas quarenta e quatro unidades em relação à líder Toyota Hilux. No ranking geral dos automóveis mais vendidos da indústria brasileira, o modelo da Ford ocupou em maio uma inédita décima terceira posição. Dentro da linha Ranger, a nova versão Storm, apresentada em abril, sintetiza bem as características mais valorizadas pelo consumidor da picape da Ford: motor a diesel de alta potência e torque, chassi em longarina e tração 4x4. Tudo isso com o singular estilo "duro na queda" inerente à configuração Storm, utilizada há tempos na picape F-150 - o veículo mais vendido nos Estados Unidos.

A versão Storm - o termo em inglês significa tempestade - apareceu inicialmente como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Em virtude da boa aceitação, foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Com tração 4x4 com reduzida e diferencial traseiro blocante, a Storm se deriva da versão intermediária XLS 4x4 automática, mas traz sob o capô o motor Duratorq turbodiesel 3.2 de cinco cilindros, o mais forte da linha, que rende 200 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque. Já a configuração XLS vem com o propulsor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, com 160 cavalos e 39,3 kgfm. No Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, a Ranger Storm 3.2 4x4 automática recebeu a pouco edificante nota D, tanto do geral quanto no segmento, com um consumo de 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Além do motor mais "parrudo" da linha, a Storm "pegou emprestada" a suspensão mais robusta usada nas versões XLT e Limited.

Esteticamente, a característica mais evidente da versão aparece na grade, tomada por seis letras garrafais em preto fosco que formam a palavra "storm". Detalhes no mesmo tom "dark" substituem todos os cromados da carroceria e se espalham pelas carenagens dos espelhos, maçanetas, para-choque traseiro, estribos laterais e molduras das caixas de roda. Também em negro, o santoantônio "herdado" da Ranger FX4 norte-americana tem base estendida até a parte traseira e é fixado em pontos estruturais da caçamba. Os faróis trazem máscara negra, as lanternas têm capa fumê e faixas decorativas aparecem no capô e nas portas. No entanto, é nas rodas aro 17, também pintadas de preto fosco, que se encontra um dos maiores charmes da versão - os pneus Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17, desenvolvidos especificamente para a Ranger. O pneu teve os ombros reforçados para aguentar o tranco no fora-de-estrada e para ganhar uma banda de rodagem com gomos autolimpantes.

Por dentro, o acabamento dos bancos da Ranger Storm é em tecido preto e todos os plásticos são em negro. O sistema multimídia é o Sync 3 com tela de 8 polegadas, que traz os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay conectados via cabo. A picape traz ar-condicionado automático duplo, controle de cruzeiro e volante multifuncional. O banco do motorista tem ajuste de altura, apoio lombar e apoio de braço. Em termos de segurança, os destaques são os sete airbags - frontais, laterais, de cortina e de joelhos -, controle de estabilidade e tração, controle automático de descida, sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga.

A Storm tem preço sugerido de R$ 161.690, na cor sólida Vermelho Bari do modelo avaliado. A também sólida Branco Ártico acrescenta R$ 800 e as cores Cinza Moscou (perolizada), Prata Geada (metálica), Preto Gales (perolizada), Vermelho Toscana (perolizada) ou Azul Belize (perolizada) aumentam a fatura em R$ 1.750. Está longe de ser um veículo barato, porém, o preço é bem competitivo, não apenas em relação à concorrência - modelos com equipamento similar são mais caros -, como também em relação ao restante da linha Ranger. A Storm custa R$ 4 mil a menos que a versão XLS 4x4 com motor 2.2 de 160 cavalos automática. Ou ainda R$ 34 mil a menos que a XLT e R$ 44 mil abaixo da "top" Limited, ambas com o mesmo "powertrain" da Storm.

Questão de ambiente

A providencial câmera de ré e os sensores ajudam a dimensionar a volumosa traseira nas manobras de estacionamento. Já nas estradas, embora o motor turbodiesel de 200 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque não seja tão elástico, o câmbio automático é eficiente na tarefa de manter as mais de duas toneladas de picape se movendo de forma “esperta” o tempo todo. As marchas são um tanto curtas, todavia, é possível de se recorrer às trocas manuais, feitas diretamente na alavanca. Na cidade ou na estrada, a Storm honra as boas tradições da Ranger e combina um bom nível de conforto com um comportamento dinâmico vigoroso.

A versão vem com o mesmo ajuste de suspensão dos modelos XLT e Limited, mas traz rodas mais estreitas (aro 17) e pneus Pirelli Scorpion AT Plus, mais altos e com calibragem menor que os 265/60 R18 que “calçam” as versões mais caras da Ranger. Nos pisos lisos e regulares, a diferença nos pneus aumenta a rolagem lateral da carroceria da Storm nas curvas rápidas e reduz um pouco a “sutileza” do rodar característico da Ranger. Na hora de encarar lama e buracos de verdade, sua arquitetura mostra o seu valor. As habilidades para superar os obstáculos se expressam em números – ângulos de ataque e de saída de 28 graus e de 26 graus, altura livre para o solo de 23,2 centímetros e capacidade de submersão de 80 centímetros. Com o motor turbodiesel 3.2 litros que entrega todos os 47,9 kgfm e os atributos como 4x4, reduzida e bloqueio de diferencial, basta saber usar os recursos para transpor sem sustos as crateras e os lamaçais.

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