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Mitos e verdades sobre pneus de motocicletas
Mitos e verdades sobre pneus de motocicletas
Foto: Divulgação

Para passar a borracha

Verdades e mentiras sobre como escolher e manter os pneus das motocicletas

Pneus estão diretamente ligados à segurança. Eles precisam ser calibrados semanalmente, e outro ponto importante é o desgaste da banda de rodagem. Verifique a marcação nas laterais com as letras TWI (Tread Wear Indicator), que sinaliza o limite mínimo de segurança. Além de colocar a vida do motociclista em risco, pneu careca é passível de multa e pontos na carteira. Veja alguns mitos e verdades sobre pneus de moto.

Pneus devem sempre ser trocados aos pares?

VERDADE - As motos dependem apenas desses dois pontos de contato com o solo para serem pilotadas e equilibradas, se apenas um for trocado, isso aumenta o risco de acidentes.

Deve-se usar pneus da mesma marca e modelo nas duas rodas?

VERDADE - Os pneus são feitos para trabalhar em conjunto: se o traseiro for diferente do dianteiro, essa mudança afeta a estabilidade.

Pneus do tipo remold são proibidos para motocicletas?

VERDADE - As motos não podem sofrer com falhas dos pneus por motivo algum, já que em qualquer eventualidade o risco de acidente é enorme.

Pneus têm prazo de validade?

MENTIRA - Para a troca, é necessário ficar atento ao indicador de desgaste da banda de rodagem, o famoso TWI. Quando a altura da banda de rodagem chegar ao TWI, é necessário efetuar a troca.

Pneus com rachaduras devem ser trocados imediatamente?

VERDADE - Isso indica que a borracha está aquém da condição ideal para a segurança do pneu. É importante manter os pneus sempre calibrados.

Passar cera nos pneus aumenta a durabilidade?

MENTIRA - Os pneus novos não têm cera. Sempre ao se colocar novos pneus, é necessário um certo cuidado no começo para que ele melhore a aderência.

Se um lado do pneu está mais gasto do que o outro, é melhor virá-los?

MENTIRA - Os pneus sofrem desgaste irregular. Ao virá-los, as fibras que formam o pneu podem se desgastar de forma incorreta.

Usar pressão maior que a recomendada pelas fabricantes diminui o desgaste dos pneus?

MENTIRA - Pneus com pressão maior funcionam de forma aquém do ideal, comprometendo a segurança da moto.

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