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Royal Enfield Continental GT 650
Royal Enfield Continental GT 650
Foto: Vinicius Ferraz

Emoções à solta

A nova Royal Enfield Continental GT 650 mistura liberdade e estilo retrô

Os novos modelos da Royal Enfield - Interceptor 650 e Continental GT 650 - têm design clássico, motor de dois cilindros e um bom custo-benefício. Ambas compartilham, além do motor, rodas, freios, painel, quadro, suspensões, escape e pneus. Porém, a ergonomia de pilotagem muda, com a posição e altura do guidão. A GT 650, com suas características retrô e ar esportivo, é uma autêntica cafe racer.

A GT 650, com seu bicilíndrico de 47 cavalos, é uma motocicleta que faz lembrar as grandes máquinas das décadas de 70 e 80, vindas do Japão com motores DOHC (Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote), potentes e ao mesmo tempo dóceis de se pilotar, principalmente em longos percursos. A Royal Enfield Continental GT 650 tem preços sugeridos de R$ 25.990 nas cores sólidas, de R$ 26.990 nas cores custom e de R$ 27.990 para a chrome (cromada).

Macaque in the trees
O design da Continental GT 650 lembra o das motos das décadas de 70 e 80, além de serem potentes com motores de 47 cavalos de potência máxima

As estradas são habitats naturais para a GT 650 por oferecer uma pilotagem mais adequada a velocidades mais altas, uma vez que o piloto adota uma postura mais racing: menos atrito com o vento, traduzido pelo guidão baixo e pelas pedaleiras recuadas. Na Continental GT, a pilotagem é tão suave e tão linear que muitas vezes o motociclista já está, sem perceber, a 150 km/h e com a quinta marcha engatada.

Na Continental GT 650, o bicilíndrico de 650 cc atinge 47 cavalos de potência máxima e oferece 5,3 kgfm de torque. Uma boa notícia é que 80% dessa força já está disponível a 2.500 rpm. O câmbio é de 6 velocidades, bem escalonadas. Há uma "conversa" bastante afinada entre motor e caixa de transmissão, que se traduz em vibração quase zero. Um dos responsáveis por essa comunicação foi a adoção da embreagem deslizante. A média de consumo em circuito misto foi de 22 km/l, com a capacidade do tanque para 12,5 litros de gasolina. Resumindo: autonomia superior a 250 quilômetros.

Macaque in the trees
São seis as marchas da GT 650, e a troca entre elas é bastante suave devido à embreagem deslizante; a média de consumo de combustível é 22 km/l

A suspensão traseira traz um belo visual retrô e fácil acesso em sua regulagem ou manutenção. Os freios ABS (antitravamento) proporcionam uma frenagem confortável e ao mesmo tempo precisa, sem sustos. A moto usa rodas aro 18 polegadas, calçadas com pneus Pirelli Phantom. O peso total é de 198 kg.

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