últimas notícias
Strada Endurance Cabine Plus 1.4
Strada Endurance Cabine Plus 1.4
Foto: Divulgação

Strada com personalidade própria

Nova geração da picape Fiat Strada pretende ser bem mais do que uma 'pequena Toro'

Depois de ter seu design revelado em abril, a nova geração da Fiat Strada já está nas concessionárias de todo o Brasil. Renovada em termos de design, tecnologia e segurança, a picape chama a atenção de cara pela similaridade com a Toro. Apesar da óbvia identificação com a "irmã maior" boa-pinta, a Strada 2021 investe em uma "personalidade" própria, que permita preservar a cobiçada posição de picape compacta mais vendida do Brasil, mantida há duas décadas.

Junto com a nova geração, a Strada apresenta uma inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros. Já a versão para duas pessoas, rebatizada de Cabine Plus, conta com o maior volume de carga da categoria - 1.354 litros. O estilo deixa claro a influência do design italiano, orgulhosamente explicitada pela "Fiat flag" - uma bandeirinha italiana composta por quatro faixas verticais que está discretamente posicionada em um canto da grade. O centro da grade abriga o logo da fabricante e, nas laterais, os faróis de led afilados com luzes DRL (Daytime Running Light) reforçam o aspecto imponente. A frente elevada e o capô vincado ajudam a ressaltar a robustez. A linha de cintura destaca as caixas de rodas quadradas e as lanternas assimétricas avançam pelas laterais. A tampa da caçamba tem porta convencional e abre para baixo.

Macaque in the trees
O motor da Volcano 1.3 é o mesmo de outros modelos, com quatro cilindros e transmissão automática de cinco marchas

A nova Strada 2021 utiliza a plataforma MPP, que permite abrigar novas suspensões dianteira e traseira, para proporcionar evolução no conforto e na dirigibilidade do veículo. Agora, a Strada tem maior altura do solo (de até 21,4 centímetros) e os ângulos de entrada (de 24 graus) e de saída de obstáculos (de 28 graus) estão entre os melhores da categoria. O novo posicionamento da suspensão traseira possibilita um maior vão de carga na caçamba e facilita a acomodação de volumes: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Plus. A capacidade de carga varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada.

Além dos benefícios em termos de conforto e de utilização da caçamba, a nova plataforma abriga uma arquitetura eletrônica que viabiliza novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento. Como itens de série em todas as versões, a Strada recebeu controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC ), um sistema voltado para situações de off-road leve, auxiliando em manobras do veículo quando se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. O mesmo TC ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), para melhorar a aderência dos pneus.

Um aspecto no qual a nova Strada não inovou é no "powertrain". São oferecidas duas opções de motores, ambas já utilizadas em outros modelos da linha Fiat, sempre acopladas à transmissão manual de 5 marchas - não há opção de câmbio automático ou automatizado. As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, e a partir da versão Freedom, a nova Strada dispõe do motor 1.3 Firefly de quatro cilindros.

Macaque in the trees
Strada Volcano Cabine Dupla 1.3

Também a partir da versão Freedom, a Strada traz direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5 polegadas de TFT, capota marítima e rodas de liga leve. Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7", com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas e conectividade sem fio com os aplicativos de celular Apple CarPlay e Android Auto. O sistema agrega funções como navegação via Waze e Google Maps, música via streaming ou MP3, reconhecimento de voz e leitura e resposta de mensagem "handsfree" para SMS e WhatsApp. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros. Já a versão "top" Volcano acrescenta vidros traseiros elétricos, bancos em couro e tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em led, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio) e pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode ter rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).

A nova picape da Fiat é vendida a partir de R$ 63.590 na versão Endurance 1.4 cabine Plus e chega aos R$ 79.990 na top de linha Volcano 1.3 cabine dupla. São três topos de acabamentos: Endurance, Freedom e Volcano, mesmos nomes usados na Toro. Entre a básica e a "top", existem três versões intermediárias: Endurance cabine dupla (R$ 74.990), Freedom cabine Plus (R$ 69.490) e Freedom cabine dupla (R$ 77.990).

Evolução interior

Na versão cabine dupla, os consumidores dispõem da facilidade de acesso proporcionada pelas quatro portas, que são inéditas no segmento de picapes compactas. O banco traseiro acomoda três adultos com conforto. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil. Há lugares específicos para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais.

Macaque in the trees
A nova picape da Fiat é vendida a partir de R$ 63.590 na versão Endurance 1.4 cabine Plus e chega aos R$ 79.990 na top de linha

De acordo com a fabricante, a plataforma MPP permitiu a instalação estratégica de material fono-absorvente para reduzir o índice de ruídos. O ar-condicionado foi redimensionado para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos os ocupantes. Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote na coluna cervical em acidentes.

Como opcionais, a versão Endurance oferece o Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura), o Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional) e o Pack Teck (central multimídia Uconnect 7", display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento). Já a versão Freedom disponibiliza apenas o Pack Teck e a Volcano tem como opcional as rodas de liga leve 16 polegadas.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta