Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Strada Endurance Cabine Plus 1.4 | Divulgação
Depois de ter seu design revelado em abril, a nova geração da Fiat Strada já está nas concessionárias de todo o Brasil. Renovada em termos de design, tecnologia e segurança, a picape chama a atenção de cara pela similaridade com a Toro. Apesar da óbvia identificação com a "irmã maior" boa-pinta, a Strada 2021 investe em uma "personalidade" própria, que permita preservar a cobiçada posição de picape compacta mais vendida do Brasil, mantida há duas décadas.
Continua depois da publicidade
Junto com a nova geração, a Strada apresenta uma inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco passageiros. Já a versão para duas pessoas, rebatizada de Cabine Plus, conta com o maior volume de carga da categoria - 1.354 litros. O estilo deixa claro a influência do design italiano, orgulhosamente explicitada pela "Fiat flag" - uma bandeirinha italiana composta por quatro faixas verticais que está discretamente posicionada em um canto da grade. O centro da grade abriga o logo da fabricante e, nas laterais, os faróis de led afilados com luzes DRL (Daytime Running Light) reforçam o aspecto imponente. A frente elevada e o capô vincado ajudam a ressaltar a robustez. A linha de cintura destaca as caixas de rodas quadradas e as lanternas assimétricas avançam pelas laterais. A tampa da caçamba tem porta convencional e abre para baixo.
A nova Strada 2021 utiliza a plataforma MPP, que permite abrigar novas suspensões dianteira e traseira, para proporcionar evolução no conforto e na dirigibilidade do veículo. Agora, a Strada tem maior altura do solo (de até 21,4 centímetros) e os ângulos de entrada (de 24 graus) e de saída de obstáculos (de 28 graus) estão entre os melhores da categoria. O novo posicionamento da suspensão traseira possibilita um maior vão de carga na caçamba e facilita a acomodação de volumes: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Plus. A capacidade de carga varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada.
Continua depois da publicidade
Além dos benefícios em termos de conforto e de utilização da caçamba, a nova plataforma abriga uma arquitetura eletrônica que viabiliza novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento. Como itens de série em todas as versões, a Strada recebeu controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC ), um sistema voltado para situações de off-road leve, auxiliando em manobras do veículo quando se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. O mesmo TC ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), para melhorar a aderência dos pneus.
Um aspecto no qual a nova Strada não inovou é no "powertrain". São oferecidas duas opções de motores, ambas já utilizadas em outros modelos da linha Fiat, sempre acopladas à transmissão manual de 5 marchas - não há opção de câmbio automático ou automatizado. As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, e a partir da versão Freedom, a nova Strada dispõe do motor 1.3 Firefly de quatro cilindros.
Continua depois da publicidade
Também a partir da versão Freedom, a Strada traz direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5 polegadas de TFT, capota marítima e rodas de liga leve. Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7", com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas e conectividade sem fio com os aplicativos de celular Apple CarPlay e Android Auto. O sistema agrega funções como navegação via Waze e Google Maps, música via streaming ou MP3, reconhecimento de voz e leitura e resposta de mensagem "handsfree" para SMS e WhatsApp. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros. Já a versão "top" Volcano acrescenta vidros traseiros elétricos, bancos em couro e tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em led, sensor de estacionamento, capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio) e pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode ter rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).
A nova picape da Fiat é vendida a partir de R$ 63.590 na versão Endurance 1.4 cabine Plus e chega aos R$ 79.990 na top de linha Volcano 1.3 cabine dupla. São três topos de acabamentos: Endurance, Freedom e Volcano, mesmos nomes usados na Toro. Entre a básica e a "top", existem três versões intermediárias: Endurance cabine dupla (R$ 74.990), Freedom cabine Plus (R$ 69.490) e Freedom cabine dupla (R$ 77.990).
Evolução interior
Continua depois da publicidade
Na versão cabine dupla, os consumidores dispõem da facilidade de acesso proporcionada pelas quatro portas, que são inéditas no segmento de picapes compactas. O banco traseiro acomoda três adultos com conforto. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil. Há lugares específicos para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais.
De acordo com a fabricante, a plataforma MPP permitiu a instalação estratégica de material fono-absorvente para reduzir o índice de ruídos. O ar-condicionado foi redimensionado para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos os ocupantes. Além dos quatro airbags presentes de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga e bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote na coluna cervical em acidentes.
Continua depois da publicidade
Como opcionais, a versão Endurance oferece o Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura), o Pack Audio (rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional) e o Pack Teck (central multimídia Uconnect 7", display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento). Já a versão Freedom disponibiliza apenas o Pack Teck e a Volcano tem como opcional as rodas de liga leve 16 polegadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade