A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 06 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

A origem da tendência

Precursor dos utilitários esportivos modernos, o Jeep Wagoneer, que foi representado no Brasil pela Rural, retorna à produção no próximo ano

11/09/2020 às 14:57  atualizado em 11/09/2020 às 14:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Novo Jeep Grand Wagoneer terá motor elétrico híbrido

Novo Jeep Grand Wagoneer terá motor elétrico híbrido | Divulgação

Apresentado nos Estados Unidos como conceito, o Grand Wagoneer, da Jeep, marca o renascimento de um ícone norte-americano e antecipa a visão moderna do próximo utilitário esportivo premium da marca. O Wagoneer era um utilitário esportivo de grande porte fabricado inicialmente pela Willys Overland Motors. Passou para as mãos da Jeep e foi sucedido pelo Grand Cherokee. No Brasil, ele "vestiu" a roupa de uma station wagon chamada de Rural, que fez sucesso.

Continua depois da publicidade

O Wagoneer foi pioneiro dos SUVs modernos ao se tornar o primeiro veículo com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a uma transmissão automática. A estreia do Grand Wagoneer, em 1984, significou o surgimento do SUV premium com estofamento de couro, ar-condicionado, rádio estéreo AM/FM e isolamento acústico.

Macaque in the trees
O novo Grand Wagoneer tem um pacote de luzes em led externas, incluindo grupos óticos traseiros e faróis de neblina

O novo Grand Wagoneer terá um "powertrain" elétrico híbrido plug-in (PHEV) em linha com os planos da Jeep de oferecer opções de eletrificação aos seus modelos. A eletrificação modernizará a Jeep na busca da liderança em tecnologia comprometida com o meio ambiente. Esses veículos serão os Jeep mais eficientes e ecologicamente corretos já feitos, ao mesmo tempo em que elevarão o desempenho, as capacidades off-road e a diversão nas estradas graças ao maior torque e resposta imediata.

Continua depois da publicidade

O "cockpit" totalmente digital usará tecnologias de ponta na indústria automotiva, com a extensa utilização de telas "touchscreen" em detrimento do uso de botões tradicionais. O novo carro oferecerá uma terceira fileira de assentos. Quando a versão de produção do Grand Wagoneer chegar ao exterior no próximo ano, terá capacidade líder em sua categoria, cortesia de três sistemas 4x4 disponíveis, suspensão pneumática Quadra-Lift, dinâmica de direção premium com suspensão dianteira e traseira independentes, alta capacidade de reboque, desempenho marcante, tecnologia avançada, segurança, conectividade e um novo nível de conforto.

O exterior do Grand Wagoneer é dominado pela carroceria em azul claro Artic Ice com as letras do nome "Wagoneer" iluminadas acima da grade. Cada espaço acima e entre cada fenda é iluminado para criar um efeito de led, contribuindo para realçar as dimensões do painel frontal. Em ambos os lados estão fixados projetores de led bifuncionais em teca (árvore de madeira nobre com características marcantes para uso na construção naval) genuína.

Macaque in the trees
São quatro as telas touchscreen no painel da Grand Wagoneer

Continua depois da publicidade

O futuro modelo terá um perfil imponente e rodas de alumínio com acabamento em Obsidian de 24 polegadas e vários raios, com elementos impressos em 3D logo abaixo dos arcos das rodas trapezoidais. O pacote completo de luzes em led externas, incluindo grupos ópticos dianteiros, traseiros e faróis de neblina, permitem que o Grand Wagoneer brilhe em qualquer ambiente. Um amplo teto panorâmico fornece luz natural abundante a todos os ocupantes, e é rodeado por dois trilhos com quatro laços duplos de madeira de teca e uma moldura de bronze.

Todo o espaço do painel de instrumentos é praticamente ocupado pelas 45 polegadas das quatro telas que cumprem várias funções de ajuda e informação. A tela atrás do volante projeta dados para o motorista. A segunda, no console central horizontal, permite gerir o sistema de infoentretenimento. A terceira, abaixo da anterior, serve como elemento de conforto. O passageiro da frente tem à disposição uma quarta tela. A segunda fila de assentos tem mais três novas telas, afixadas no console central entre os dois assentos, e outras duas de entretenimento, para os dois passageiros da terceira fileira.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados