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Volkswagen Nivus Highline
Volkswagen Nivus Highline
Foto: fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Versão top do Nivus da Volkswagen

Entre o crossover do Polo e cupê do T-Cross, o Nivus Highline ostenta seus atributos

Depois de apresentar o Nivus por meio de uma "live", no final de maio, a pandemia não deu tréguas e a Volkswagen precisou voltar a recorrer à internet para o lançamento nacional do seu "SUV cupê", em julho. Foi apenas em agosto, quando finalmente chegou às concessionárias, que o mais novo modelo da marca alemã finalmente "mostrou a cara". Foram 488 emplacamentos em julho e 2.149 em agosto. Em setembro, quando o Nivus começou a ganhar escala de produção, já beira os 3,2 mil emplacamentos e se aproxima de obter um lugar entre os vinte carros mais vendidos do país. Ao que tudo indica, tem potencial para ir além. Concebido como um veículo de transição entre uma "versão crossover" do Polo e uma "versão cupê" do T-Cross, o Nivus pode se tonar um produto estratégico para a Volkswagen do Brasil. Sua configuração "top" Highline é a que tem a tarefa de exibir nas vitrines das concessionárias - e, agora, também nas ruas - todas as virtudes apresentadas via web.

Produzido em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o utilitário esportivo compacto com carroceria em estilo cupê é montado sobre a plataforma MQB, a mesma do hatch Polo, do sedã Virtus e do utilitário esportivo T-Cross. Tem 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,56 metros entre os eixos. São duas versões, Comfortline e Highline, movidas pelo mesmo motor 200 TSI Total Flex (família EA211) - já adotado no Polo, no Virtus e no T-Cross. Apesar de ter os mesmos 2,56 metros de entre-eixos do Polo, o "SUV-cupê" aproveitou a traseira alongada para gerar um porta-malas de 415 litros - supera os 300 litros do Polo e os 373 litros do T-Cross.

Macaque in the trees
O motor do Nivus Highline é um 1.0 flex com turbocompressor e injeção direta, e tem transmissão automática de seis marchas

Com um litro, turbocompressor e injeção direta de combustível, gera até 128 cavalos de potência (94 kW) e torque de 20,4 kgfm a partir de 2 mil rotações por minuto. Em ambas as versões, o motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de 6 marchas (AQ250). Com relação ao consumo, o Inmetro aferiu as marcas de 10,7 km/l (gasolina) e de 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e de 9,4 km/l (etanol) - que renderam uma nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem.

As duas versões do Nivus trazem de série direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de leds com DRL (luzes de circulação diurna) em leds integrado, lanternas também em leds, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função "tiltdown" no lado direito (para facilitar as manobras de estacionamento junto ao meio-fio), saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco de trás.

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Volkswagen Nivus Highline

A versão Highline não tem opcionais - apenas a escolha da cor, dependendo de qual for, pode somar até R$ 1.570 ao preço base de R$ 98.290. A topo de linha do Nivus acrescenta o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil, sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB, Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado digital, faróis de neblina em led com função Cornering Light, bancos em material sintético Native, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, botão para partida do motor e volante multifuncional revestido em couro com "paddles shifts" para troca de marchas manuais. Um dos principais atrativos do Nivus é a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas com a nova central de infoentretenimento VW Play, criada no Brasil e que é item de série da Highline. O multimídia tem uma tela temperada antirrisco de alta resolução de 10,1 polegadas, sensível ao toque.

O Nivus é o primeiro modelo da Volkswagen do Brasil que também será produzido na Europa, a partir do segundo semestre de 2021. Talvez a ausência de uma versão mais despojada e com preço mais acessível impeça que o Nivus dispute tão cedo os primeiros lugares do ranking nacional dos SUVs, mas certamente o novo modelo ajudará a marca alemã na tarefa de reconquistar a liderança nas vendas em 2020, após duas décadas sendo superada por Fiat e Chevrolet. E vêm mais novidades por aí - dia 13 de outubro, a Volkswagen promete a "avant-première" mundial do Taos, o novo SUV que será fabricado na Argentina para os mercados das Américas do Sul e do Norte.

Roda bonito

O motor 200TSI turbo de 128 cavalos nada deixa a desejar, entregando boas acelerações e retomadas. Com o uso, o Nivus Highline gradualmente se revela um veículo agradável de se conviver. A transmissão troca as marchas de modo suave, sem solavancos. A direção elétrica segue bem calibrada como no Polo, no Virtus e no T-Cross. Ao acionar a seta, as luzes de neblina piscam junto, aumentando a efetividade da sinalização. A altura livre do solo de 17,6 centímetros permite que o fundo do Nivus não raspe em lombadas. E é reconfortante notar ainda que, quando o motorista sai do carro e tranca as portas, o rebatimento dos espelhos é automático - uma daquelas agradáveis mordomias mais comuns nos carros de luxo.

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O Nivus Highline vem com direção elétrica, seis airbags, auxílio de partida em rampa e controle eletrônico de estabilidade

Por ser cerca de cem quilos mais leve em relação à versão Comfortline do T-Cross, que roda com o mesmo motor e pesa 1.305 quilos, o Nivus entrega mais agilidade no trânsito em comparação ao SUV. Apesar de ter um motor tricilíndrico, que normalmente gera trepidações, o Nivus apresenta poucas vibrações no volante. Nas curvas, o carro se mostra bastante estável e mantém um comportamento consistente, similar ao do Polo. Não demonstra tendências de flutuação a transmite sensação de segurança. Embora o motor 200TSI mova o Nivus com desenvoltura, uma configuração com o motor 1.4 TSI de quatro cilindros, de 150 cavalos e 26 kgfm, como foi adotado no Polo GTS, certamente seria um produto ainda mais esportivo e instigante. Porém, até o momento, não há confirmação da Volkswagen de que tal versão venha a existir.

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