últimas notícias
Bolt EUV, que faz parte da proposta da GM de popularizar carros verdes, chega no fim do ano por aqui
Bolt EUV, que faz parte da proposta da GM de popularizar carros verdes, chega no fim do ano por aqui
Foto: DIVULGAÇÃO

No segmento certo

A General Motors apresenta nos Estados Unidos o Bolt EUV, utilitário esportivo elétrico que chegará ao Brasil ainda em 2021

Foi apresentado nos EUA o novo Bolt EUV (Electric Utility Vehicle, ou veículo utilitário elétrico). A previsão é de chegada no último trimestre por aqui. No mercado norte-americano, o Bolt EUV partirá de US$ 33.995, ou R$ 183 mil.

A sigla "EUV" está relacionada à denominação SUV, para Sport Utility Vehicle, adotada nos utilitários esportivos a combustão comum. O novo SUV 100% elétrico da Chevrolet se diferencia do Bolt EV, por ser mais longo e 7,5 cm maior na distância de entre-eixos, dando mais espaço para as pernas no banco de trás.

O EUV tem design frontal agressivo, com luzes de circulação diurnas estreitas e indicadores de mudança de direção na parte de cima do para-lama, com os faróis logo abaixo. A parte superior da grade hexagonal tem um destaque na cor da carroceria no lugar do plástico preto, comum no Bolt EV.

Macaque in the trees
O novo SUV se diferencia do Bolt EV por ser mais longo

O Bolt EUV herda também o conjunto elétrico do EV, com motor de 204 cavalos (150 kW) e 35,7 kgfm de torque instantâneo. O carregamento rápido DC é o mesmo para os dois modelos, com autonomia para até 161 km com uma carga de meia hora. Trazem ainda um novo cabo com um plugue intercambiável que permite carregar em tomadas de 120 e 220 volts.

Nos EUA, haverá o Bolt EUV Launch Edition - versão de lançamento - com recursos especiais, como o sistema avançado de assistência ao motorista Super Cruise, que estará disponível como opcional pela primeira vez em um veículo "verde" da marca na configuração topo de linha Premier. O EUV sai de fábrica com câmera traseira e o pacote Chevrolet Safety Assist, com frenagem de emergência automática (AEB), alerta de colisão frontal, assistente de permanência de faixa, indicador de distância do veículo à frente, IntelliBeam (troca automática de farol baixo e alto) e frenagem dianteira com alerta para pedestres e os opcionais câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptável e alerta de movimentação traseira.

A cabine do Bolt EUV foi atualizada em relação ao EV. O painel de instrumentos 100% digital tem tela "touchscreen", espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE e carregamento sem fio. Os bancos possuem revestimento em material sintético de alta qualidade com costuras contrastantes. O console central traz botão no lugar da alavanca de câmbio dos carros comuns, para ativar o sistema para se dirigir usando apenas um pedal.

Macaque in the trees
O painel 100% digital tem tela "touchscreen" de 10,2 polegadas

No início do ano, a gigante norte-americana anunciou que pretende vender apenas veículos de emissão zero até 2035. No Brasil, a GM deu partida a sua oferta de veículos elétricos com o Bolt EV, com o hatch logo se transformando no 100% "verde" mais vendido do país.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta