últimas notícias

Versatilidade à prova

O Compass Traihawk promete entregar comportamento de carro de passeio sem abandonar o estilo off-road. O SUV médio conta com o motor 2.0 Multijet, de 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque máximo. Como 80% desse torque está disponível já a partir dos 1.500 giros, não falta força para arrancadas e ultrapassagens. A exuberância do motor a diesel é aproveitada com eficiência pelo câmbio automático de 9 velocidades.

No asfalto, o Compass tem um comportamento dinâmico similar ao de um sedã médio. A altura é elevada, mas o veículo pouco aderna nas curvas. A suspensão reage com eficiência aos desníveis do solo e a direção elétrica é precisa e direta. A segurança é ampliada por sistemas como controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão de pneus, freios a disco nas quatro rodas e direção de torque dinâmico. Os opcionais de assistência ao motorista ajudam a prevenir acidentes.

Nas trilhas, a suspensão independente nas quatro rodas equilibra os movimentos da carroceria e evita a transmissão de excessivos solavancos. Os ângulos de entrada e saída e os pneus de uso misto Pirelli Scorpion 225/60 R17 também favorecem os trajetos fora-de-estrada. Os modos de direção do sistema Selec-Terrain ajudam a encontrar a melhor dirigibilidade em pisos de baixa aderência. Há também o controle de descida, que permite encarar declives acentuados sem acionar o pedal do freio. O gerenciamento eletrônico da tração transfere a força entre os eixos e ajuda a superar condições de piso adversas sem vacilação.

Comentários

Tops da Gazeta