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A Ninja ZX-10R está de volta e ganhou inovações advindas diretamente das pistas pela Kawasaki Racing Team
A Ninja ZX-10R está de volta e ganhou inovações advindas diretamente das pistas pela Kawasaki Racing Team
Foto: Divulgação

Kawasaki Ninja ZX-10R 2022 estará à venda na segunda quinzena de junho

Consagrada nas pistas, linha 2022 da superesportiva Kawasaki ZX-10R ganha design mais aerodinâmico, mecânica avançada e conectividade

A Ninja ZX-10R está de volta e chega ao Brasil em sua mais recente versão com várias melhorias mecânicas, tecnologias aprimoradas e um visual totalmente inovador. Liderando a linha 2022 da Kawasaki, a superesportiva da marca japonesa promete seduzir os amantes da velocidade. Com sete títulos no Mundial de SuperBike e imbatível no principal campeonato de “motos de fábrica” desde 2015 – sob o comando do piloto norte-irlandês Jonathan Rea –, o modelo ganhou inovações advindas diretamente das pistas pela Kawasaki Racing Team. A Ninja ZX-10R 2022 chegará na rede de concessionárias da Kawasaki a partir da segunda quinzena de junho, em dois modelos de cores: a preta terá preço especial de lançamento de R$ 97.990, enquanto a versão Kawasaki Racing Team (KRT) sairá por R$ 99.990, com o frete para todo o país incluso.

Na linha 2022, a Ninja ZX-10R incorporou um ar ainda mais esportivo, com sua nova aerodinâmica totalmente voltada à competição. Recebeu importantes revisões em seu poderoso motor quadricilíndrico de 998 cm³, com a introdução de aletas integradas e atualizações nas suspensões. O motor ganhou ainda mais desempenho e tornou as emissões mais limpas em comparação a seu antecessor. Com revisões no catalisador e no tubo coletor do escapamento, o novo sistema de exaustão se adequou aos padrões do sistema Euro 5, sem perder potência. Mas a principal mudança na motorização da Ninja ZX-10R 2022 ficou a cargo do novo radiador de óleo refrigerado a ar, implantado com base no trabalho da Kawasaki Racing Team no Mundial de SuperBike. O sistema, frequentemente visto em modelos de competição, tem circuito independente com refrigeração mais eficiente, contribuindo para um ganho de desempenho do motor em todas as rotações.

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A Ninja ZX-10R 2022 chegará em dois modelos de cores: a preta terá preço especial de lançamento de R$ 97.990, enquanto a versão Kawasaki Racing Team (KRT) sairá por R$ 99.990 - Divulgação

O lançamento da Kawasaki trouxe também outras mudanças, como o novo acelerador, agora, eletrônico, tipo “fly-by-wire”, eliminando a necessidade de cabos e reduzindo as manutenções. Com uma roda dentada traseira maior, tornou as mudanças de primeira, segunda e terceira marchas significativamente mais próximas, com forte aceleração em média e baixa rotações, ideal para saídas de curvas mais rápidas.

A nova Ninja ZX-10R ganhou ainda atualizações na geometria do chassi (Twin-spar de alumínio), para aumentar a estabilidade e oferecer maior controle nas mudanças de direção. As suspensões trouxeram algumas atualizações para um melhor controle da superesportiva. Na dianteira, o garfo invertido de 43 milímetros, com tecnologia Showa BFF (Balance Free Front Fork) – desenvolvido pela Kawasaki Racing Team –, ganhou uma área de fixação mais ampla no grampo triplo inferior, com revisão dos tubos externos.

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A carenagem do farol tem aletas embutidas para ajudar a manter a roda dianteira no solo nas saídas de curva e em fortes acelerações - Divulgação

Em relação ao visual, foi concebida uma ergonomia totalmente nova, com foco na aerodinâmica, com a bolha para-brisa disposta em um ângulo mais íngreme e quatro centímetros mais alta. A posição dos punhos (manoplas) foi estendida 10 milímetros para frente, a parte traseira do assento foi mais elevada e os pedais foram reposicionados meio centímetro mais altos. A entrada do Ram Air – marca registrada da Ninja – recebeu novo formato e ficou mais compacto. A carenagem do farol tem aletas embutidas para ajudar a manter a roda dianteira no solo nas saídas de curva e em fortes acelerações. Novas aberturas laterais foram inseridas para melhorar a dissipação do calor do motor.

O sistema de iluminação da nova ZX-10R foi modernizado com tecnologia de leds. A superesportiva tem novos faróis, mais centralizados e com design de inclinação reversa. Os retrovisores receberam novo design com luzes indicadoras de direção em leds. Já os piscas passaram a ser conectados por meio de acopladores, facilitando a retirada dos espelhos para pilotagem em circuitos. Os piscas traseiros também receberam leds.

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O novo e compacto painel de instrumentos digital em TFT de 4,3 polegadas completa o visual de alta tecnologia da ZX-10R - Divulgação

O sistema eletrônico foi desenvolvido pelo Programa de Modelagem Dinâmica da Kawasaki e aprimorado com a entrada de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch. A superesportiva tem novos recursos como modos de pilotagem integrados, controle eletrônico de cruzeiro e painel de instrumentos digital em TFT colorido com conectividade para smartphones. As tornaram mais fácil de se definir o controle de tração e a entrega de potência ideais para cada tipo de situação. Graças às melhorias do sistema de Modos de Pilotagem, o condutor pode escolher entre três configurações pré-determinadas (“Esportiva”, “Estrada” e “Chuva”) e quatro manuais (“Rider” de 1 a 4). O novo e compacto painel de instrumentos digital em TFT de 4,3 polegadas completa o visual de alta tecnologia da ZX-10R. É possível ainda checar uma ligação graças à conectividade via Bluetooth.

 

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