Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Commander Limited TD380 tem a proposta de entregar um carro de passeio para sete passageiros sem abandonar a capacidade off-road de um Jeep. Para cumpri-la, o SUV médio conta com motor 2.0 Multijet, que entrega 170 cavalos de potência e 38,7 kgfm. O vigor do motor turbodiesel é rentabilizado pelo câmbio automático de 9 velocidades, que conta com modo manual acionável por meio de "borboletas" no volante.
Continua depois da publicidade
No asfalto, apesar da altura elevada de 1,70 m - com 21,4 cm de vão livre do solo -, o Commander pouco aderna nas curvas. A suspensão absorve eventuais desníveis e a direção elétrica é precisa. A segurança é ampliada por sistemas como controle eletrônico de estabilidade, monitoramento de pressão de pneus, freios a disco nas quatro rodas e direção de torque dinâmico. O Sistema Avançado de Assistência ao Motorista colabora para evitar acidentes. Se o motorista demora a frear com um carro parado à frente, uma mensagem visual e sonora alerta para frear imediatamente. O piloto automático adaptativo corrige o carro quando detecta que está invadindo a faixa alheia sem acionar a seta. Já nas trilhas leves, a suspensão independente nas quatro rodas equilibra os movimentos da carroceria e evita a transmissão de solavancos aos ocupantes. Os modos de direção do sistema Selec-Terrain otimizam a dirigibilidade em pisos de baixa aderência e o controle de descida permite encarar declives acentuados nas trilhas sem acionar o pedal do freio. No entanto, os pneus Bridgestone Alenza 001 235/55 R18 privilegiam o uso no asfalto.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade