A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 13 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

5 carros usados que estacionam sozinhos e cabem no bolso

Tecnologia antes exclusiva de modelos premium já aparece em hatches, sedãs e SUVs compactos vendidos no Brasil

Raphael Miras

13/11/2025 às 15:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Onix é um bom exemplo de como a tecnologia se democratizou

O Onix é um bom exemplo de como a tecnologia se democratizou | Divulgação/Chevrolet

Nos últimos anos, recursos que antes eram privilégio de carros de luxo começaram a aparecer em modelos acessíveis. Um dos exemplos mais claros é o assistente de estacionamento — o famoso Park Assist — que virou item comum em sedãs, hatches e principalmente SUVs compactos.

Continua depois da publicidade

Com o aumento da oferta no mercado, motoristas que pensam em comprar um usado já encontram opções equipadas com o sistema por preços bem mais amigáveis.

Desde 2019, a versão Premier do hatch já oferece estacionamento automático, algo que até pouco tempo era restrito a veículos mais caros. Unidades 2020 aparecem na plataforma com preços a partir de R$ 60.750.
Desde 2019, a versão Premier do hatch já oferece estacionamento automático, algo que até pouco tempo era restrito a veículos mais caros. Unidades 2020 aparecem na plataforma com preços a partir de R$ 60.750.
O Tracker Premier repete o sistema de estacionamento automático do Onix, mas oferece mais espaço e porte de SUV. A terceira geração, lançada no Brasil em 2020, aparece no mercado de usados com preços iniciais de R$ 85.990.
O Tracker Premier repete o sistema de estacionamento automático do Onix, mas oferece mais espaço e porte de SUV. A terceira geração, lançada no Brasil em 2020, aparece no mercado de usados com preços iniciais de R$ 85.990.
O T-Cross também pode trazer o Park Assist, embora como item opcional. Quem procura o recurso deve mirar nas versões Highline 2020 em diante, anunciadas a partir de R$ 94.900.
O T-Cross também pode trazer o Park Assist, embora como item opcional. Quem procura o recurso deve mirar nas versões Highline 2020 em diante, anunciadas a partir de R$ 94.900.
Desde 2022, o Renegade passou a incluir o estacionamento automático na versão Série S, uma das mais completas da linha. Unidades 2022 aparecem por valores a partir de R$ 99.900.
Desde 2022, o Renegade passou a incluir o estacionamento automático na versão Série S, uma das mais completas da linha. Unidades 2022 aparecem por valores a partir de R$ 99.900.
Fechando a seleção, o Territory é a alternativa para quem busca um SUV médio com mais espaço e porta-malas generoso. Lançado em 2020, o modelo aparece no Mercado Livre com preços começando em R$ 110.967. Fotos: Wikimedia Commons
Fechando a seleção, o Territory é a alternativa para quem busca um SUV médio com mais espaço e porta-malas generoso. Lançado em 2020, o modelo aparece no Mercado Livre com preços começando em R$ 110.967. Fotos: Wikimedia Commons

Durante a apuração feita em outubro de 2025, a Gazeta consultou valores anunciados no Mercado Livre e listou cinco modelos que estacionam sozinhos e entregam um pacote completo de conforto e tecnologia.

1. Chevrolet Onix – a partir de R$ 60.750

O Onix é um bom exemplo de como a tecnologia se democratizou. Desde 2019, a versão Premier do hatch já oferece estacionamento automático, algo que até pouco tempo era restrito a veículos mais caros. Unidades 2020 aparecem na plataforma com preços a partir de R$ 60.750.

Continua depois da publicidade

Sob o capô, o modelo traz o conhecido motor 1.0 turbo flex, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Além do Park Assist, ele soma seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, chave presencial, partida remota, Wi-Fi nativo, carregador por indução e central multimídia com espelhamento de smartphone.

2. Chevrolet Tracker – a partir de R$ 85.990

O Tracker Premier repete o sistema de estacionamento automático do Onix, mas oferece mais espaço e porte de SUV. A terceira geração, lançada no Brasil em 2020, aparece no mercado de usados com preços iniciais de R$ 85.990.

Continua depois da publicidade

Dependendo do ano, o modelo pode vir com motor 1.0 turbo flex de até 116 cv ou com o 1.2 turbo flex de até 133 cv, ambos ligados ao câmbio automático de seis marchas.

A lista de equipamentos inclui seis airbags, controle de estabilidade e tração, chamada de emergência, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto cego, teto solar panorâmico e multimídia com espelhamento.

3. Volkswagen T-Cross – a partir de R$ 94.900

O T-Cross também pode trazer o Park Assist, embora como item opcional. Quem procura o recurso deve mirar nas versões Highline 2020 em diante, anunciadas a partir de R$ 94.900.

Continua depois da publicidade

O SUV se destaca pela motorização 1.4 TSI, de até 150 cv e 25,5 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas.

Compacto por fora e espaçoso por dentro, o modelo traz ainda controles de estabilidade e tração, seis airbags, alerta de fadiga, ar-condicionado automático, retrovisores rebatíveis, porta-luvas climatizado e multimídia com espelhamento de celular.

4. Jeep Renegade – a partir de R$ 99.900

Desde 2022, o Renegade passou a incluir o estacionamento automático na versão Série S, uma das mais completas da linha. Unidades 2022 aparecem por valores a partir de R$ 99.900.

Continua depois da publicidade

É o SUV mais potente da lista: traz o motor 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas e tração integral sob demanda.

A lista de equipamentos inclui controle de descida, farol alto automático, partida remota, chave presencial, ar-condicionado de duas zonas, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, modos de terreno e, como opcional, teto solar.

5. Ford Territory – a partir de R$ 110.967

Fechando a seleção, o Territory é a alternativa para quem busca um SUV médio com mais espaço e porta-malas generoso. Lançado em 2020, o modelo aparece no Mercado Livre com preços começando em R$ 110.967.

Continua depois da publicidade

Ele é equipado com motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv e 22,9 kgfm, associado a um câmbio CVT com oito marchas simuladas.

O Park Assist é acompanhado de câmera 360º, farol alto automático, faróis de LED, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto cego, banco do motorista ventilado e com ajuste elétrico, teto panorâmico, freio eletrônico com auto-hold e carregador por indução.

Seja para enfrentar vagas apertadas ou apenas facilitar o dia a dia, o assistente de estacionamento deixou de ser um luxo distante. Com alguma pesquisa, dá para encontrar modelos bem equipados, com preços competitivos e tecnologia de sobra — mesmo no mercado de usados.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados